Como importar de aço galvanizado e aço galvalume?

O aço é uma das grandes matérias-primas da indústria e da construção civil. Por esse motivo, muitas companhias decidem pela importação de aço, principalmente os tipos especiais como o galvalume e o galvanizado.
Para muitos, esses aços são especiais por possuírem maior durabilidade e resistência à impactos, ao clima e ao tempo. 
Por serem itens de muita importância, a importação de aço é um assunto corriqueiro no mundo do comércio internacional. 
Não é raro que a compra desse produto ocorra em grandes quantidades. O que demanda de uma logística bem planejada. Principalmente em relação ao frete, para que o produto chegue em perfeitas condições ao destino final.
Saiba tudo sobre a importação de aço galvanizado e aço galvalume, neste material.

Se o Brasil produz o material, por que importar aço?

De maneira geral, o principal motivo para que empresas optem pela importação são as vantagens financeiras. 
Internacionalmente há várias empresas que produzem aço, acarretando um preço mais competitivo. E, o material importado possui excelente qualidade. 
Ou seja, quando se considera a compra de aço importado há menor custo sem perda de procedência (mesmo com encargos e valores relacionados ao transporte).
Assim, a importação de aço é capaz de gerar vantagens competitivas.

Como acontece a importação de aço no Brasil?

Para a importação de aço é preciso contratar um despachante aduaneiro para os procedimentos necessários como documentação, conferência de mercadoria, mediação nas negociações, incoterms, entre outros.
Em relação especificamente à importação de aço, é preciso considerar o peso da mercadoria, pois acarreta diretamente no custo de transporte e armazenamento. 
Em relação a tributação, importar aço requer o pagamento de tributos federais e estaduais, como ICMS, IPI e Impostos de Importação.  
A importação de aço requer que a empresa fornecedora tenha certificados internacionais como o ASTM (American Society for Testing and Materials) e o selo de comprovação de qualidade do Inmetro.
Esse tipo de importação exige, primeiramente, pesquisar os melhores fornecedores para a demanda do negócio. Atualmente, uma grande parcela do aço importado vem da China.
Ao finalizar a escolha, será preciso conferir a qualidade do produto e da empresa fornecedora. Essa avaliação se refere tanto a uma conferência parcial, total, de acabamento, medições, entre outros.
O planejamento da importação requer analisar os custos envolvidos, fretes, despesas aeroportuárias, impostos, entre outros. Assim como, as embalagens necessárias, exigências regulatórias, licenças e documentos complementares para liberação alfandegária.
Para não sofrer com inconsistências na operação da importação de aço, a recomendação é contratar uma empresa especialista no comércio exterior.
A AIN Global auxilia sua empresa durante todo o processo de importação. Incluindo a escolha de fornecedores internacionais, inspeção de fábrica e pré-embarque do produto.

O que é e onde é usado o aço galvanizado?

O aço galvanizado passa por um processo em que o aço recebe uma camada de zinco, bem fina, tornando-o mais resistente à corrosão.
Esse tipo de aço recebe esse nome devido ao processo de galvanização, um revestimento que o torna mais resistente e protegido.
Embora o uso mais frequente seja de zinco, a galvanização também pode ocorrer com cromo, estanho e até ouro.
As aplicações para o aço galvanizado são muitas, estando presentes na fabricação de tubos, vigas de apoio, canos, teto, entre outros.
Em relação às tubulações, o aço galvanizado é ideal para conduzir fluidos como água, ar ou gases. Por isso, este aço se usa usinas de açúcar e álcool, nas indústrias químicas e petroquímicas. Na construção civil, em prédios, galpões e até residências.

O que é e onde é usado o aço galvalume? 

Já o aço galvalume é uma evolução do aço galvanizado. Além da camada de zinco, esse material recebe uma camada extra de alumínio, conferindo maior proteção contra a oxidação.
Assim como o aço galvanizado, esse insumo é “especial”, e geralmente, tem fabricação sob medida, de acordo com a demanda do comprador.
Além disso, considera-se que esse produto é mais ecológico e sustentável por gastar menos energia e matéria-prima em sua produção.
O aço galvalume é resistente a corrosão atmosférica e oxidação, tem alta refletividade de calor, é mais leve, tem melhor aspecto superficial e tem vida útil maior que o aço galvanizado.
Seu uso é bastante frequente na construção civil, em telhas e coberturas. Inclusive, essa matéria-prima proporciona maior eficiência construtiva.
Na agricultura, pode atuar tanto em silos para estocagem de grãos pela alta refletividade de calor, como em telhas térmicas para granjas.
A indústria automotiva usa esse aço para produzir tampas protetoras, bandejas de assoalho, escapamentos e suportes de assento.
No mais, também há a aplicação em eletrodomésticos como máquinas de lavar, geladeira, torradeiras e fornos.

Curiosidade sobre a importação do aço 

Uma curiosidade sobre a importação de aço é a importação do arame MIG. Esse tipo de solda pode ser usada em diferentes tipos de aço e oferece rapidez na execução sem distorcer as peças.
Essa variedade de aplicações acontece porque o arame é produzido em diferentes diâmetros e composições químicas.
Assim como a importação de aço, para o arame MIG também é preciso cuidado redobrado com a qualidade do material.
Afinal, o uso de material de má procedência pode comprometer toda a obra ou o equipamento. Nesse sentido, não adianta usar um bom aço e um arame MIG de má qualidade.
A importação de aço é uma tarefa complexa, que envolve conhecimento técnico e logístico para as transações no comércio internacional.
Por isso, conte com a AIN Global para realizar as transações e garantir que as mercadorias chegarão ao destino final em perfeitas condições.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …