O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade e qualidade dos produtos.
Possuindo diferentes texturas e sabores, o queijo é versátil e compõe diferentes tipos de receitas. Por isso, é um alimento muito consumido no mundo todo.
De fato, o país vizinho é um dos principais fornecedores de queijos para o nosso país. E, seus produtos podem ser encontrados em lojas especializadas, supermercados e restaurantes.
Seja de grandes empresas ou de produtores locais, os queijos oferecidos são excepcionais. E, há uma grande diversidade de tipos e sabores.
Por causa de suas particularidades são diversos os benefícios em importar queijo da Argentina. Assim, confira os 5 principais:
Preço Competitivo
Incontestavelmente, negociar com um país vizinho é muito mais simples e prático. É claro que todos os trâmites acontecem com os mecanismos praticados internacionalmente, como o uso dos Incoterms.
Mas, a proximidade dos países e os insumos utilizados no processo produtivo possibilita encontrar meios e incentivos capazes de beneficiar o mercado de ambos os países.
Os preços dos queijos argentinos são muito competitivos em comparação aos de outras regiões, como, os europeus, por exemplo.
Na prática, devido à proximidade das fronteiras e a manufatura tradicional, os custos de produção são menores, impactando diretamente nos preços que chegam aos consumidores.
Qualidade e tradição na produção
A Argentina é um país que traz a produção de queijos em sua história. O sistema de transformar a matéria-prima no produto acabado atravessa gerações.
Um fator determinante para que os brasileiros optem pelo queijo argentino, é a suavidade do sabor. Além disso, a qualidade permanece alta independentemente de a produção ser oriunda de grandes fabricantes ou de produtores locais.
Muitos queijos argentinos são produzidos de maneira artesanal, com métodos tradicionais. O que resulta em alta qualidade e sabor incomparável.
Inclusive, um queijo Toscano de casca tratada, produzido na Patagônia argentina foi campeão do Concurso Internacional de Queijos Artesanais Expoqueijo Brasil. A competição julgou 1300 queijos de diferentes continentes.
Variedade de produtos
Importar queijo da Argentina garante ao mercado nacional uma ampla variedade de queijos de alta qualidade.
A importação de queijos garante que o consumidor possa saborear produtos de diferentes sabores e texturas. Assim, diversos paladares podem ser satisfeitos com a importação de queijos.
Os importadores podem oferecer queijos especiais, produzidos de forma diferenciada com destaque para o queijo parmesão. Ou aqueles que são elaborados com outras matérias-primas, como leite de ovelha, cabra ou búfala.
Facilidade de negociação com países do Mercosul
Um dos benefícios da importação da Argentina são as negociações que acontecem entre os países do Mercosul. Dentre as vantagens estão os incentivos fiscais, otimização de custos e o menor tempo de transporte.
A importação entre os países membros fortalece a economia e é uma forma de alcançar maior produtividade e competitividade.
Um dos benefícios relacionados a carga tributária é a isenção, em alguns casos, dos impostos de importação.
Já em relação às facilidades, uma grande vantagem é a possibilidade de realizar o pagamento em sua moeda local.
Buscando promover a concorrência e melhorar a segurança, o Conselho Monetário Nacional busca simplificar o Sistema de Pagamentos em Moeda Local (SML). Isso possibilita que o preço seja fixo, sem as inconstâncias ou oscilações de câmbio.
Proximidade geográfica
Além da negociação facilitada pelos dois países serem membros do mesmo bloco econômico, a proximidade geográfica é uma vantagem que merece destaque.
Dependendo do estilo do queijo, é necessário investimento em refrigeração. Por ser um país próximo territorialmente, importar queijo da Argentina se torna muito mais barato.
O custo dos fretes é menor porque as distâncias são reduzidas. Ou seja, a entrega é rápida, principalmente por causa dos acordos de transação existentes entre o país importador e exportador.
Como importar queijo da Argentina?
Por se tratar de um produto alimentício, sua importação requer regulamentações específicas e respeito às leis aplicáveis.
De maneira geral, é preciso que o fornecedor seja confiável e capaz de obter ou gerar todos os documentos necessários. Isso inclui certificados de origem, qualidade, documentos de transportes, entre outros.
E claro, respeitar as regras sanitárias e regulamentações referente a segurança alimentar dos produtos lácteos.
Sendo especialista na importação de queijos, a Ain Global possui um serviço estratégico com fornecedores e produtos homologados.
Entre em contato com nossos especialistas e obtenha todos os benefícios possíveis de importar queijo da Argentina.