Golden Week: o que é e seus impactos no comércio exterior

Muita gente pode não entender as consequências da Golden Week no comércio exterior. Acontecendo em um dos maiores mercados do mundo, a China, essa semana de festividades pode dar muita dor de cabeça para quem trabalha no mercado internacional.
A questão principal é que durante essas comemorações é bastante comum que haja interrupção total ou parcial das operações, produções, exportações e importações.
Essas pausas nas atividades impossibilitam os embarques, já que portos e aeroportos operam com restrições. 
Como você deve imaginar, a Golden Week no comércio exterior exige planejamento logístico antecipado. Entenda tudo sobre esse tema a seguir!

Entendendo a Golden Week

A Golden Week pode ser traduzida como “Semana de Ouro”. Nela, são somados vários dias de festividades que geram um período prolongado de férias.
A China possui três grandes festividades: a que celebra o ano novo chinês (janeiro), a Festa do Trabalhador (maio), e a celebração da fundação da República Popular da China (outubro). Todas essas festividades são entendidas como Golden Week.
No entanto, quando se trata da Golden Week no comércio exterior, as celebrações de outubro são as mais impactantes. Afinal, durante todos os sete dias de festividade os serviços marítimos e aéreos são suspensos.
É nessa semana que os trabalhadores fazem uma pausa e aproveitam para visitar seus familiares em cidades vizinhas. Enquanto a China se preocupa com a logística interna do país, o mundo gerencia os impactos gerados pelos recessos do país.
Como todas as operações são reduzidas ou paralisadas, uma dica para importação é planejar as importações e exportações que envolvem o país.
Nesse período, é praticamente impossível que mercadorias entrem ou saiam da China.

Os impactos da Golden Week no comércio exterior

A Golden Week ocorre sempre no mesmo mês e pode mudar minimamente os dias que envolve. Por isso, nas semanas que antecedem as festividades as demandas por exportações chinesas aumentam. 
A grande maioria das companhias procuram alternativas para liberar suas exportações antes que as operações sejam fechadas. Esse é um dos primeiros impactos da Golden Week no comércio exterior.
Mesmo com o retorno das operações, após os sete dias de festividades, o ritmo não é retomado de imediato. É comum que haja limitações e redução no número de trabalhadores atuando.
Além disso, a Golden Week no comércio exterior pode resultar em multas por violação de contrato, pagamento de taxas de atrasos, redução de vendas, falta de insumos, e diversos outros agravantes.

Os valores dos fretes marítimos e aéreos

A China mantém crescimento no número de suas importações e exportações. E, um efeito recorrente da Golden Week no comércio exterior é o aumento na movimentação nos portos e aeroportos. 
No entanto, o aumento na demanda ocasiona atrasos no carregamento e descarregamento. Da mesma forma, pode ocorrer escassez de contêineres e limite de capacidade da rede de transportes.
A soma de todos esses pontos eleva os valores dos fretes – a famosa lei da oferta e demanda. Os valores cobrados pelo armazenamento das mercadorias em portos e aeroportos também se eleva.
E não se trata apenas do espaço dentro de contêineres ou no navio, mas da disponibilidade dos equipamentos usados na operação.
Por isso, durante a Golden Week, é melhor preparar o bolso para aumento das taxas padrão e sobretaxas.

Como se preparar para enfrentar a Golden Week?

Apesar da Golden Week no comércio exterior ser um período complexo e significativo, algumas medidas ajudam a enfrentar os desafios:
Planejamento: nada melhor para enfrentar um período turbulento, do que, planejamento. Tenha em mente que quanto antes iniciar, melhor. Mas, considere que as remessas podem levar um tempo extra para chegar. Por isso, reserve tudo com antecedência e o mais rapidamente possível para garantir disponibilidade e melhores taxas. Além dos valores extras, o planejamento evita que a mercadoria fique parada e estrague. Essa é uma preocupação recorrente, ainda mais para o Brasil que é um dos maiores exportadores de carga refrigerada do mundo;
Considere transportes alternativos: os contêineres de 20 pés são os mais utilizados nos traslados internacionais. Isso significa que na escassez da Golden Week no comércio exterior, esses itens são os primeiros a serem reservados. Outros containers como open top, flat racks e reefers também têm disponibilidade insuficiente. A saída para essa questão é considerar, para o transporte específico desse período, outros tipos de contêineres. Muitas vezes, perder dinheiro não ocupando o espaço extra de um contêiner de 40 pés pode garantir melhores tarifas e disponibilidade do que insistir em um de 20 pés;
Se prepare para o inesperado: mesmo que o planejamento seja realizado de maneira adequada, é difícil prever tudo que pode acontecer. Afinal, estamos falando de uma festividade do outro lado do mundo. Ou seja, os imprevistos acontecem e estão fora do nosso controle. Porém, um plano de contingência ajuda a garantir que os possíveis impactos gerados pela Golden Week no comércio exterior sejam menores. 

Passersby walk past an electric board displaying Japan’s Nikkei share average outside a brokerage in Tokyo, Japan April 18, 2023. REUTERS/Issei Kato

Passe pela Golden Week sem grandes preocupações

Como a famosa “Semana Dourada” é um acontecimento recorrente, organizar as importações e exportações da melhor maneira reduz o estresse gerado pelas instabilidades.
A melhor alternativa para fugir das preocupações é contar com um serviço com expertise para lidar com essas e outras situações adversas. 
A AIN Global é um parceiro qualificado para internacionalizar seu negócio e resolver as questões relacionadas à Golden Week.
Estamos focados em oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importação e exportação. Converse com nossos consultores!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …