Canton Fair: o que é e quais os benefícios de participar?

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de aumentar as chances de sucesso no exterior!
O evento é considerado a maior feira de importação e exportação da China, com a presença de mais de 25 mil visitantes e expositores.
A demanda de participação no evento é tão grande que foi preciso dividi-lo em três fases, com duas edições ao longo do ano. Sua próxima edição será de outubro a novembro, entre os dias 15 de outubro e 4 de novembro.
Entenda o que é a Canton Fair e porque essa feira tem muitos benefícios a oferecer para sua empresa!

O que é a Canton Fair?

A Canton Fair é uma das maiores feiras internacionais de importação e exportação, focada na indústria multisetorial da Ásia.
Também conhecida como Feira de Importação e Exportação de Cantão, o evento conta com duas edições por ano, nos meses de abril e outubro. Ou seja, na primavera e no outono oriental.
Todas as edições são localizadas na cidade Guangzhou, capital da província de Guangdong, na China. Desde o seu início em 1957, a feira precisou mudar o local de realização pela grande quantidade de participantes e expositores no evento.
Dessa forma, com o número de pessoas quase dobrando a cada ano, o retorno lucrativo também segue aumentando em dólares a cada edição. Em 2009, para poder comportar os visitantes e expositores, foi preciso dividir a Canton Fair em três fases diferentes.
Saiba, então, a diferença entre cada uma das fases da Canton Fair a seguir:

Primeira Fase

Na primeira fase, a feira foca em produtos específicos, como:
Eletrônicos, como computadores e periféricos.
Eletrodomésticos.
Máquinas e equipamentos de pequeno ou grande porte.
Recursos energéticos.
Equipamentos de iluminação.
Materiais de construção.
Veículos e autopeças.
Produtos químicos.
Produtos de decoração.

Segunda Fase

Já na segunda fase da feira, encontra-se produtos voltados para:
Bens de consumo.
Artesanato em tecelagem e ferro.
Itens de festas, presentes e utilidades domésticas.
Cozinha e decoração.
Brinquedos.
Móveis para casa, jardim e escritório.
Cosméticos e produtos de higiene.
Produtos em aço, pedra e ratan.

Terceira Fase

Finalmente, na terceira e última fase da feira, o foco está em produtos de:
Moda, pele e acessórios.
Bolsas, sapatos e cases.
Produtos alimentícios e para saúde.
Roupas íntimas e esportivas.
Vestuário feminino, masculino e infantil.
Utensílios de pesca.
Artigos de tecido para o lar, carpetes, couro e tapetes.

Canton Fair: história e surgimento

Apesar de já estar caminhando para sua 134ª edição, a Canton Fair teve seu início em 1957 na cidade de Guangzhou. De lá para cá, a feira já sofreu inúmeras mudanças e ampliou cada vez o seu alcance internacional.
Nos primeiros anos, o evento era focado na participação de pessoas provenientes de países da Ásia com foco para o setor de agricultura. Mas, a partir do “boom” de desenvolvimento industrial na China, a feira passou a receber um número ainda maior de participantes.
Já na década de 80, com a reabertura econômica do país para o investimento privado e estrangeiro, o crescimento se tornou ainda mais exponencial do que antes. Essa diferença se tornou ainda mais notável pela quantidade de visitantes e expositores saltando para mais do que o dobro.
Com a entrada da China para o Organização Mundial do Comércio (OMS), em 2009, a feira precisou ser dividida em três fases diferentes para comportar a grande quantidade de expositores e visitantes.
Os números da Canton Fair impressionam. Na última edição, que começou no dia 15 de abril de 2023, houve mais de 370 mil pessoas circulando pelo evento!

Como participar da Canton Fair?

Para participar da Canton Fair é bem simples. A forma mais direta e prática é por meio da inscrição no site oficial da organização.
Lá, os compradores estrangeiros podem fazer seu registro ou verificar sua inscrição. Podem também obter o convite e crachá de participação no evento.
Vale ressaltar que também é necessário possuir o visto chinês para poder participar do evento e trafegar pelo país sem preocupações.
Mas se você já tiver o visto chinês, também é possível ter seu crachá de admissão ao evento em locais credenciados ou na própria feira.
Agora, se a ideia for expor seus produtos na Canton Fair, é preciso se preparar com uma boa antecedência e entrar em contato com a organização do evento para entender preços e requisitos.

Quais são os benefícios para sua empresa ao participar da Canton Fair?

Como você viu, não é à toa que a Canton Fair é reconhecida como a maior do segmento de importação e exportação. Afinal, além de seu histórico de mais de 100 edições, ela reúne milhares de pessoas todos os anos.
Assim, se você possui uma empresa com produtos importados ou com negócios de exportação, pode considerar fazer parte deste evento e amplie suas possibilidades de negociação no exterior.
Um dos maiores benefícios que você pode perceber rapidamente ao pesquisar sobre a feira é a enorme variedade de produtos e artigos disponíveis. Entre as suas três fases de exposição, são itens desde vestuários até máquinas e equipamentos agrícolas.
Juntamente com a variação de produtos, está um grande leque de contatos e oportunidades de parcerias internacionais. Para os importadores brasileiros, é a chance de ter contato direto com distribuidores, fabricantes e exportadores de todos os países.
O evento também é um ótimo termômetro para as novas tendências do mercado. Como a China é conhecida pela sua rápida evolução nos produtos, a presença na feira já pode garantir um lugar privilegiado.

Uma parceria internacional na Canton Fair

E então, preparado para planejar sua próxima visita a Canton Fair?
Mais do que participar de feiras como essa, saiba que a AIN Global pode te ajudar a realizar negócios no exterior.
No mundo sem fronteiras que vivemos hoje, restringir seu negócio a poucos territórios não é estratégico. Assim, seja por meio de feiras ou com o nosso apoio, foque seus esforços para internacionalizar sua marca.
Dessa forma, você pode chegar ainda mais longe!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Muita gente pode não entender as consequências da Golden Week no comércio exterior. Acontecendo em um dos maiores mercados do mundo, a …