No que se refere à importação, existem diversas formas de realizar essa operação. E para quem ainda não tem muita bagagem, ou prefere a segurança de contar com o auxílio de empresas com mais experiência no Comércio Exterior, utilizar a importação via Trading Company é sempre uma boa opção.
Esse tipo de operação pode trazer inúmeras vantagens ao importador.
Conhecer as vantagens e como beneficiar a sua empresa utilizando esse tipo de importação é o que você verá neste artigo.
O que é uma Trading Company?
Mas o que é uma Trading Company? O que ela faz? E como funciona?
Trata-se de uma empresa especializada, que intermedia e auxilia operações tanto de importação quanto exportação, dos mais diversos tipos de produtos.
São empresas que contam com um amplo conhecimento de Comércio Exterior e, por esse motivo, fazem o meio de campo na compra e venda de produtos no mercado internacional.
O que significa dizer que o importador irá utilizar uma modalidade de importação chamada de indireta.
Ou seja, ele contrata uma empresa para assessorá-lo e para lidar com os trâmites burocráticos que envolvem uma importação, o que permite que ele tenha um melhor controle de seus processos.
Em seguida você poderá encontrar mais informações sobre os benefícios de utilizar esse tipo de empresa em uma importação.
Quais os benefícios da importação via Trading Company?
Principalmente se tratando de um importador iniciante, muitas são as vantagens de contratar este tipo de prestação de serviço.
Agilidade, confiabilidade, experiência e pessoal qualificado são somente algumas delas.
Importação por Conta e Ordem e Importação por Encomenda
Ao optar por uma importação via Trading Company, pode-se escolher entre duas modalidades distintas: a Importação por Conta e Ordem e a Importação por Encomenda.
A Importação por Conta e Ordem é a modalidade caracterizada pelo fato de a empresa importadora, no caso a Trading Company, ser uma prestadora de serviço, contratada da empresa adquirente (ou seja, a empresa que está, efetivamente, adquirindo a mercadoria) para intermediar a importação.
Já no caso de uma Importação por Encomenda, a importadora (a Trading Company) procede com a compra do produto junto ao exportador, seguindo as orientações e definições do encomendante (o real adquirente da mercadoria) e, após a nacionalização do produto, o revende a essa empresa encomendante.
Em ambos os casos, os nomes do importador e do adquirente são mencionados em toda a documentação.
Além disso, ao fazer uso de uma importação via Trading Company (indiferentemente da opção escolhida), é possível, em estados como o de Santa Catarina, contar com a utilização do tratamento tributário diferenciado do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Isso porque essas empresas são, usualmente, beneficiárias de uma tributação diferenciada do valor a ser pago no ICMS nesses estados. Sendo assim, elas estão habilitadas, pelos governos dos estados, a receber uma redução no valor do ICMS devido em uma importação.
Habilitação do RADAR
Mesmo utilizando uma Trading Company para efetuar uma importação, é obrigatório que ambas as empresas possuam registro junto à Receita Federal, isto é, que possuam o RADAR (Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros).
Somente com esse registro as empresas poderão efetuar as operações de Comércio Exterior.
Isso quer dizer que, apesar de a importação ser realizada ou não por meio de uma Trading Company, o contratante também deverá ter seu RADAR solicitado e válido.
A diferença é que a Trading Company pode auxiliar seu cliente a obter ou revalidar o RADAR, caso necessário.
Trade Finance
A negociação de pagamento entre exportador e importador geralmente encontra um entrave. O exportador quer receber o pagamento o mais breve possível e o importador quer ter as melhores condições para efetuar esse pagamento.
É nesse ponto que o Trade Finance pode auxiliar.
Esse termo se refere a uma série de diferentes financiamentos ou ferramentas de crédito que podem ser utilizadas pelo importador, a fim de auxiliar em seu fluxo de caixa no momento de planejar o pagamento ao exportador.
A Trading Company pode auxiliar nesse ponto oferecendo essas opções aos importadores, muitas vezes com taxas e prazos mais atrativos.
Comitivas Internacionais e Outsourcing
Dentre as várias vantagens de realizar uma importação via Trading Company, uma delas é o auxílio no momento de procurar por novos exportadores.
Afinal, buscar e desenvolver fornecedores no mercado internacional é sempre um desafio. E para falar dos diversos obstáculos, pode-se listar a barreira do idioma, das diferenças culturais, sem mencionar a distância.
Por isso, poder contar com uma empresa confiável como parceira nessa busca é muito importante.
Por serem empresas mais experientes no mercado elas possuem inúmeros contatos. Algumas Trading Companies, inclusive, organizam comitivas para levarem os importadores às maiores feiras internacionais.
Isso torna mais fácil para os importadores o processo de encontrar fornecedores confiáveis e com qualidade.
Além disso, também pode contar com o outsourcing internacional, que compreende toda uma cadeia de profissionais e ferramentas para que os processos de importação sejam gerenciados mais facilmente.
Assessoria no desenvolvimento das operações
Naturalmente, como viemos reiterando, um dos principais benefícios de efetuar uma importação via Trading Company é o fato de você contratar uma empresa com experiência no mercado.
Ela possui o conhecimento necessário para atender todas as exigências relativas à documentação correta e anuência dos órgãos responsáveis, e consegue atender a essas demandas de forma mais completa e ágil.
Essa experiência se reflete em um melhor aproveitamento da importação. Isto é, os erros decorrentes da inexperiência, como eventuais multas ou armazenagem desnecessária, são mitigados e isso reduz o custo final da operação.
Conte com a AIN Global
Parcerias produtivas são sempre bem-vindas.
Caso o importador não possua um departamento específico de Comércio Exterior, ou ainda o possua, mas necessite de auxílio com a importação de determinado produto, importar via Trading Company é uma boa opção.
Com uma Trading Company o importador pode confiar que será bem assessorado e poderá contar com o controle total do processo para que ele ocorra da melhor maneira possível. Evitando custos desnecessários e sem pagar pelo preço da inexperiência.
Se você quer um parceiro confiável e com grande conhecimento no mercado internacional, que possa te ajudar nas questões acima e outras mais. Você pode contar com a AIN Global!
Acesse o nosso site e saiba o que podemos fazer de melhor para você e sua empresa.