Qual é o melhor produto para importar?

Você já se perguntou como encontrar o melhor produto para importar? Aquele que vai permitir à sua empresa uma margem de lucro maior? Essa é uma pergunta que ouvimos frequentemente

Você já se perguntou como encontrar o melhor produto para importar? Aquele que vai permitir à sua empresa uma margem de lucro maior?

Essa é uma pergunta que ouvimos frequentemente entre os importadores em geral. Por isso, resolvemos trazer algumas dicas que podem ajudar nesse processo, para que você tome uma decisão mais acertada.

No entanto, antes de começarmos, é necessário diferenciarmos dois tipos de potenciais importadores.

O primeiro é aquele que busca se aventurar no mercado assim que encontra a oportunidade perfeita, seja a queda do dólar ou preços vantajosos no exterior.

Por outro lado, o segundo tipo é aquele que visa a internacionalização de sua empresa. Ele busca a importação como uma forma de ser mais competitivo ao alcançar oportunidades que não encontraria no mercado interno.

Com isso esclarecido, vamos às dicas?

Como saber qual o melhor produto para importar?

A fim de descobrir qual o melhor produto para importar, é muito importante que você, potencial importador, olhe para a situação atual de sua empresa.

Saber quais são as intenções, o segmento e o orçamento da empresa é o primeiro passo na busca de um produto para importar.

Você precisa entender quais são as intenções e as expectativas que permeiam essa decisão de importar produtos, sejam eles para revenda ou para uso interno.

Indo mais além, conhecer o segmento é necessário para buscar os mercados mais aquecidos, de acordo com o ramo.

E, por fim, é essencial pensar sobre o orçamento. Saber quanto você pode investir sem comprometer o caixa da empresa é imprescindível para a pesquisa do produto para importar, pois limita ou expande as opções.

Tais pontos são importantes porque são essas análises que irão guiar os futuros passos da operação.

Em seguida veremos outras dicas cruciais para o processo de definição do produto para importar.

Dicas para decidir qual produto importar

Veremos, agora, algumas dicas para todos que estão em busca da importação, independentemente dos motivos.

Elas foram selecionadas e apresentadas por Rafael Meier, gerente de operações aqui na AIN Global, e vão ajudar você neste caminho rumo ao melhor produto para importar.

Confira nossas 5 dicas para decidir qual produto importar a seguir:

1. Entenda a cadeia de suprimentos

Se você já comercializa o produto aqui no Brasil, comprando de um fornecedor ou de um importador, é preciso olhar para a cadeia de suprimento dele. Trata-se do caminho que ele percorre até ser entregue.

É nesse momento que deverá entender a origem da matéria-prima e dos insumos utilizados na industrialização do produto que deseja importar.

Com isso mapeado, é necessário entender os custos de transporte no caminho dele até você para, então, analisar a viabilidade da importação.

Com esse conhecimento poderá analisar se há a oportunidade de importar esse produto diretamente de um fornecedor internacional, ao invés de se manter no mercado interno.

Outro ponto é que, se você possui uma indústria, uma possibilidade é olhar para suas matérias-primas e insumos, confira se eles são nacionais ou importados.

A partir de então será possível analisar a viabilidade da importação. Mas, fique atento: comece olhando para o insumo mais importante.

2. Modernização de plantas fabris

Outra vantagem que a importação de determinados produtos pode proporcionar é a modernização de plantas fabris.

Isso pode acontecer por meio da importação de máquinas, equipamentos e tecnologias do exterior. Assim você se coloca, inclusive, à frente de seus concorrentes.

Algumas máquinas utilizadas na indústria brasileira que não são fabricadas no Brasil estão sujeitas a incentivos fiscais para importação.

Com isso, além de trazer novas tecnologias, ainda poderá fazê-lo a um preço mais baixo.

Da mesma forma, a importação de máquinas é uma oportunidade para empresas que gostariam de comercializar esses equipamentos no mercado interno.

3. Para muitos itens, optar por trabalho em etapas

Para aquelas empresas que trabalham com muitos itens, é preciso analisar o processo por etapas antes de definir o produto para importar.

Criar um passo a passo nesses casos torna a operação mais palpável e viável, facilitando para que ela, de fato, se concretize.

Com dados que são encontrados em relatórios de vendas e estoque, por exemplo, o indicado é fazer uma análise da curva ABC. Essa análise ajuda a classificar informações do estoque para distribuí-lo melhor.

Nesse sentido, ela pode ser utilizada para entender quais produtos tem mais impacto nos custos – é por eles que a importação deve ser iniciada.

4. Saber o que fazer com o produto que irá importar

Mais importante do que encontrar o produto perfeito para importar é saber o que fazer quando ele chegar ao Brasil.

Qual canal de venda será utilizado? O que você conhece e entende do produto? Como fará uma boa distribuição dele? Qual será a logística empregada em seu transporte?

Esse caminho pós-importação é necessário para que o produto não fique estocado por muito tempo depois de chegar no Brasil e passar pela nacionalização.

5. Mapear a operação

Por fim, a quinta dica para definir o produto para importar é o mapeamento da operação.

É fundamental mapear uma operação para fazer uma estimativa mais precisa de seus custos. Isso facilita no momento de aprovação da compra, pois mitiga o surgimento de imprevistos

Além disso, você terá ferramentas para calcular a formação dos preços de vendas de forma mais certeira para praticá-los internamente.

Como uma Trading Company pode ajudar nas operações de importação?

Uma forma de mapear os custos de uma operação é por meio de uma empresa parceira, que conhecemos como Trading Company.

A legislação brasileira é bastante burocrática e estabelece normas e procedimentos que devem ser estritamente seguidos na importação de produtos.

Por isso contar com uma Trading Company é tão vantajoso para os importadores, principalmente os de pequeno porte.

Ela é uma empresa que, com transparência, vai auxiliar em todos os passos da operação, detalhando todos os custos.Isso permite com que você realize uma negociação mais segura e precisa.

Com ela, você terá acesso a uma gama maior de produtos de qualidade e fornecedores confiáveis, facilitando no momento de escolha.

Além disso, receberá suporte durante o momento de negociação de valores, fretes, seguros e prazos, uma vez que a Trading Company possui expertise com negociadores internacionais.

Na chegada da mercadoria, ela também será capaz de orientar o importador corretamente quanto aos procedimentos para liberação dos produtos, de acordo com a legislação.

Em resumo: você sempre estará amparado, desde o momento de pesquisa e escolha do produto para importar até a sua nacionalização – terá a seu dispor todo o suporte necessário.

Conte com a AIN Global para ajudar a importar o seu produto

A AIN Global é uma empresa que atua como Trading Company, auxiliando milhares de brasileiros na realização do sonho de importar.

Ela possui soluções para todos os tipos de operação: conta e ordem, desenvolvimento de fornecedores, radar, seguro internacional, desembaraço aduaneiro, administração, câmbio e muitos outros.

É a opção perfeita para quem busca mais tranquilidade durante a operação de importação.

Sabemos que essas operações são cheias de detalhes, além de colocar em jogo muitos recursos financeiros e, inclusive, a reputação de sua empresa. Por isso, contar com um apoio é fundamental.

Acesse o site da AIN Global para entender como podemos ajudá-lo a realizar uma importação mais tranquila e entre em contato conosco!

Blog com conteúdo para você se atualizar

Não perca a chance de explorar temas relevantes que podem impactar diretamente o seu negócio e sua vida profissional.