O aço é uma das grandes matérias-primas da indústria e da construção civil. Por esse motivo, muitas companhias decidem pela importação de aço, principalmente os tipos especiais como o galvalume e o galvanizado.
Para muitos, esses aços são especiais por possuírem maior durabilidade e resistência à impactos, ao clima e ao tempo.
Por serem itens de muita importância, a importação de aço é um assunto corriqueiro no mundo do comércio internacional.
Não é raro que a compra desse produto ocorra em grandes quantidades. O que demanda de uma logística bem planejada. Principalmente em relação ao frete, para que o produto chegue em perfeitas condições ao destino final.
Saiba tudo sobre a importação de aço galvanizado e aço galvalume, neste material.
Se o Brasil produz o material, por que importar aço?
De maneira geral, o principal motivo para que empresas optem pela importação são as vantagens financeiras.
Internacionalmente há várias empresas que produzem aço, acarretando um preço mais competitivo. E, o material importado possui excelente qualidade.
Ou seja, quando se considera a compra de aço importado há menor custo sem perda de procedência (mesmo com encargos e valores relacionados ao transporte).
Assim, a importação de aço é capaz de gerar vantagens competitivas.
Como acontece a importação de aço no Brasil?
Para a importação de aço é preciso contratar um despachante aduaneiro para os procedimentos necessários como documentação, conferência de mercadoria, mediação nas negociações, incoterms, entre outros.
Em relação especificamente à importação de aço, é preciso considerar o peso da mercadoria, pois acarreta diretamente no custo de transporte e armazenamento.
Em relação a tributação, importar aço requer o pagamento de tributos federais e estaduais, como ICMS, IPI e Impostos de Importação.
A importação de aço requer que a empresa fornecedora tenha certificados internacionais como o ASTM (American Society for Testing and Materials) e o selo de comprovação de qualidade do Inmetro.
Esse tipo de importação exige, primeiramente, pesquisar os melhores fornecedores para a demanda do negócio. Atualmente, uma grande parcela do aço importado vem da China.
Ao finalizar a escolha, será preciso conferir a qualidade do produto e da empresa fornecedora. Essa avaliação se refere tanto a uma conferência parcial, total, de acabamento, medições, entre outros.
O planejamento da importação requer analisar os custos envolvidos, fretes, despesas aeroportuárias, impostos, entre outros. Assim como, as embalagens necessárias, exigências regulatórias, licenças e documentos complementares para liberação alfandegária.
Para não sofrer com inconsistências na operação da importação de aço, a recomendação é contratar uma empresa especialista no comércio exterior.
A AIN Global auxilia sua empresa durante todo o processo de importação. Incluindo a escolha de fornecedores internacionais, inspeção de fábrica e pré-embarque do produto.
O que é e onde é usado o aço galvanizado?
O aço galvanizado passa por um processo em que o aço recebe uma camada de zinco, bem fina, tornando-o mais resistente à corrosão.
Esse tipo de aço recebe esse nome devido ao processo de galvanização, um revestimento que o torna mais resistente e protegido.
Embora o uso mais frequente seja de zinco, a galvanização também pode ocorrer com cromo, estanho e até ouro.
As aplicações para o aço galvanizado são muitas, estando presentes na fabricação de tubos, vigas de apoio, canos, teto, entre outros.
Em relação às tubulações, o aço galvanizado é ideal para conduzir fluidos como água, ar ou gases. Por isso, este aço se usa usinas de açúcar e álcool, nas indústrias químicas e petroquímicas. Na construção civil, em prédios, galpões e até residências.
O que é e onde é usado o aço galvalume?
Já o aço galvalume é uma evolução do aço galvanizado. Além da camada de zinco, esse material recebe uma camada extra de alumínio, conferindo maior proteção contra a oxidação.
Assim como o aço galvanizado, esse insumo é “especial”, e geralmente, tem fabricação sob medida, de acordo com a demanda do comprador.
Além disso, considera-se que esse produto é mais ecológico e sustentável por gastar menos energia e matéria-prima em sua produção.
O aço galvalume é resistente a corrosão atmosférica e oxidação, tem alta refletividade de calor, é mais leve, tem melhor aspecto superficial e tem vida útil maior que o aço galvanizado.
Seu uso é bastante frequente na construção civil, em telhas e coberturas. Inclusive, essa matéria-prima proporciona maior eficiência construtiva.
Na agricultura, pode atuar tanto em silos para estocagem de grãos pela alta refletividade de calor, como em telhas térmicas para granjas.
A indústria automotiva usa esse aço para produzir tampas protetoras, bandejas de assoalho, escapamentos e suportes de assento.
No mais, também há a aplicação em eletrodomésticos como máquinas de lavar, geladeira, torradeiras e fornos.
Curiosidade sobre a importação do aço
Uma curiosidade sobre a importação de aço é a importação do arame MIG. Esse tipo de solda pode ser usada em diferentes tipos de aço e oferece rapidez na execução sem distorcer as peças.
Essa variedade de aplicações acontece porque o arame é produzido em diferentes diâmetros e composições químicas.
Assim como a importação de aço, para o arame MIG também é preciso cuidado redobrado com a qualidade do material.
Afinal, o uso de material de má procedência pode comprometer toda a obra ou o equipamento. Nesse sentido, não adianta usar um bom aço e um arame MIG de má qualidade.
A importação de aço é uma tarefa complexa, que envolve conhecimento técnico e logístico para as transações no comércio internacional.
Por isso, conte com a AIN Global para realizar as transações e garantir que as mercadorias chegarão ao destino final em perfeitas condições.