Este artigo está direcionado aos importadores e aos exportadores em geral para mostrar as atuais dificuldades, os desafios e as tendências que surtiram grande efeito na Logística Internacional desde que a pandemia de Covid-19 teve início.
Atualmente momentos tensos são experimentados como resultado do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, o que intensifica ainda mais muitos desencontros ocorridos nas operações logísticas no Comércio Exterior em razão de imprevistos e impasses que exigem das empresas se adequarem com a realidade.
O que é a Logística Internacional?
A Logística Internacional é fundamental para que o Comércio Exterior expanda como ferramenta estratégica e diferencial competitivo nas negociações.
Em um ambiente globalizado, no qual as empresas importadoras se tornam mais competitivas, a logística sempre atua nos procedimentos negociais e produtivos. Então ela integra em um mesmo processo as compras, a armazenagem e a distribuição de mercadorias, como um novo modelo de gestão do Comércio Exterior.
Desde o início do período pandêmico em 2020, a Logística Internacional vem sofrendo diversas atualizações e com maior frequência do que em qualquer outra área. Nesse sentido, é muito importante fazer o acompanhamento das atualizações implementadas na legislação, evitando transtornos financeiros ao importador.
A importância da Logística Internacional
A partir da internacionalização nas redes logísticas e com o aumento da competitividade, as empresas importadoras descobrem cada vez mais que necessitam compartilhar suas competências, sobretudo nas áreas de pesquisa, desenvolvimento e qualidade.
A importância da Logística Internacional se apresenta na melhora do objetivo principal dos sistemas logísticos externos, ligando o fabricante aos seus parceiros operacionais. Uma vez que a logística é uma área ligada diretamente com a estratégia empresarial, busca pela otimização de fluxo de armazenamento das mercadorias até que sejam entregues ao cliente final.
Com todos os avanços processuais e tecnológicos focados na estratégia do importador, a metodologia Just in Time (JIT) inova pela redução no tempo de produção e estoque, assim como no aumento da qualidade de bens e de serviços, que demandarão mais flexibilidade dos pedidos.
Como funciona a Logística Internacional?
A Logística Internacional leva as mercadorias a cruzar fronteiras por meio dos operadores logísticos internacionais, como: transportadores rodoviários, armadores ou operadores multimodais, que atuarão na movimentação de produtos em contêineres e granéis.
O Agente de Cargas é o principal responsável pela eficiência nas informações que chegam aos interessados nas operações logísticas que ocorrem no Comércio Exterior.
As operações internacionais são caracterizadas pelas novas relações profissionais que surgem à medida que as redes logísticas se expandem. Não há mais restrições geográficas e culturais, o que auxilia na harmonização de um mercado único.
A Logística Internacional e os seus custos mais relevantes
A estratégia de produção e de armazenamento do JIT utilizado na Logística Internacional faz com que a demanda seja produzida com o material estocado, sem a necessidade de solicitação exclusiva e sem o excesso de produção no armazém.
Portanto, é necessário levar em consideração a escolha do modal de transporte utilizado para que os fluxos logísticos ocorram com custos reduzidos.
Levando em conta os custos referentes aos processos de armazenamento e de distribuição, os mais relevantes são:
- Produto;
- Manutenção;
- Embalagem do produto;
- Modais de transporte;
- Frete;
- Logística tributária;
- Tecnologia operacional;
- Custos de distribuição;
- Valor humano.
O cenário atual da Logística Internacional
Este ano é considerado o momento ideal para o ajuste e o aprimoramento das empresas após a crise sanitária da pandemia. Entretanto, as operações e os processos na Logística Internacional exigem o uso de tecnologias e inovações continuamente.
Dessa forma, o crescimento no número de operações demandará mais dos modais de transporte, com novos desafios que vão surgindo no cotidiano dos gestores diante dos acontecimentos globais que impactam diretamente nos custos e nas demandas.
O impacto da guerra Rússia x Ucrânia
Diante do conflito que já ocorre há mais de um mês, os portos ucranianos se encontram fechados para as atracações. Isso dificulta o trabalho dos armadores, que interromperam as suas operações portuárias.
A Rússia, por outro lado, é a segunda maior nação exportadora e a terceira maior produtora de petróleo do mundo. Todo esse contexto impacta fortemente no valor do barril, fazendo-o superar a marca de USD 100 e causando grandes reajustes nos combustíveis e no valor dos fretes.
O Brasil é comprador de fertilizantes, adubos e trigo oriundos da Rússia. Produtos que vêm sendo sujeitos a constantes aumentos por causa do conflito, o que reflete também no preço dos alimentos.
A pandemia ainda é um fator preocupante?
A China, maior fornecedor de insumos do planeta, passa por uma nova onda de contaminação de Covid-19, fazendo com que as autoridades adotem iniciativas de lockdown mais uma vez.
Muitos voos internacionais que já estavam programados para Xangai foram desviados para outros aeroportos com o intuito de não disseminar o vírus nessa nova fase.
Os casos dobraram rapidamente, pessoas estão sendo testadas em grandes escalas e prédios estão sendo isolados a fim de evitar um novo surto no continente.
A tecnologia acelerou a Logística Internacional nos últimos anos
A implementação da tecnologia e das inovações que surgem no cotidiano empresarial ajudam a Logística Internacional na padronização de processos para que o investimento seja eficiente e se tenha total aproveitamento.
O acesso aos dados torna os procedimentos mais fáceis, rápidos e evita erros, com a finalidade de garantir que todas as informações sejam inseridas uniformemente.
Desse modo, a tecnologia avançada simplifica os métodos de trabalho na logística, permitindo executar as atividades com maior automação e tornar as equipes mais produtivas.
Grandes players adquirindo suas próprias frotas
Diante dos problemas e dos desafios encontrados na cadeia de abastecimento global, os gigantes da Logística Internacional vão driblando as adversidades como podem. Devido ao colapso mundial que se estabeleceu em diferentes setores e países, reflexos principalmente no desabastecimento de produtos, na elevação dos preços e na falta de contêineres foram sentidos.
Empresas como Amazon vêm contornando os problemas na cadeia de abastecimento global com uma infraestrutura própria, que inclui navios, aviões e contêineres.
Além desses recursos, pensam em rotas alternativas que proporcionam mais celeridade aos processos de entregas.
No Brasil: a BR do Mar e a redução do AFRMM
O projeto BR do Mar atrai mais investimentos para a modernização da estrutura portuária, trazendo armadores motivados a atuarem na cabotagem brasileira.
Entrou em vigor no dia 25 de março de 2022 a Lei nº 14.301, de 7 de janeiro de 2022, prevendo a nova alíquota de 8% para navegação de longo curso, que contempla as importações marítimas – lembrando que antes essa alíquota era de 25%.
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