Movimentar as cargas de um país, gerar empregos, fortalecer o setor de logística no mercado nacional e internacional: essas são as importantes funções dos portos no mundo.
Por isso, neste texto iremos abordar a importância desse setor para a economia global, que fomenta uma receita de milhões por meio da movimentação de mercadorias nas operações portuárias do Comércio Exterior.
Certamente o comércio marítimo é um dos principais incentivadores da logística internacional, desde o início das atividades comerciais executadas entre os países na história.
Vamos conhecer o ranking dos cinco mais importantes portos pelo mundo. Continue a leitura e saiba mais!
A importância dos Portos no Mundo e no Brasil
É possível perceber que os portos do mundo têm muita relevância para o desenvolvimento do Comércio Exterior.
Em geral operam todas as suas atividades portuárias com tecnologia de ponta. Isso porque automatizar a maior quantidade dos processos operacionais possibilita que o serviço prestado seja entregue com qualidade de primeira linha. Um avanço e tanto principalmente em termos de pandemia.
Até porque sabemos que boa parte dos principais portos se encontra no continente asiático e realizam bilhões de movimentações por todo o globo de forma organizada.
Sem falar da importante participação do nosso principal Porto de Santos, que opera suas atividades portuárias de forma ordenada, capaz de manter assim o nível de qualidade dos serviços prestados, bem como o registro de superávit mesmo diante das crises nos últimos anos.
Além disso, há também o Porto de Itajaí (SC), que auxilia no escoamento do próprio estado em que está localizado, ajudando na economia nacional com a participação das empresas que trabalham no local.
Ranking dos cinco maiores portos do mundo
Inegavelmente, é do conhecimento de todos os profissionais do Comércio Exterior que a China é a “fábrica do mundo”. Fato é que a maior parte dos portos do mundo se localiza nesta grande potência e impulsionam o desenvolvimento da receita global, com parcerias estabelecidas nas comercializações entre as operações internacionais.
Porto de Xangai
Iniciaremos a lista pelo Porto de Xangai, que há vinte anos ocupa o primeiro lugar no ranking.
É o porto de contêineres localizado em águas profundas com maior movimentação do mundo, além disso possui um porto fluvial.
Em 2017 se tornou um dos maiores portos do mundo de terminal de fretes, com um sistema automático de carga e de descarga dos navios, sendo o responsável por quase 26% do Comércio Exterior.
Porto de Cingapura
O Porto de Cingapura é o segundo do ranking, com a maior movimentação de tonelagem total de navios e com um crescimento de 1,6% em relação a 2021.
Este porto é primordial para a movimentação de mercadorias como alimentos, minérios e materiais diversos, pois 80% das embarcações passam por ele para carregar e descarregar.
Além disso, está conectado a mais de 120 países, 600 portos e é um dos portos do mundo que aloca a maior quantidade de contêineres refrigerados.
Porto de Ningbo-Zhoushan
O Porto de Ningbo-Zhoushan vem em terceiro lugar e encontra-se na costa do Mar da China Oriental, tendo movimentado 28,7 milhões de contêineres em 2020.
Por isso, é famoso por sua maior ocupação em termos de tonelagem de carga, cerca de um bilhão de toneladas, e recebe commodities manufaturadas e as cargas brutas com rotas para a Oceania, Américas do Norte e do Sul.
Com a inauguração de seu novo terminal para mais de dez milhões de contêineres, em 2019 alcançou um aumento de 4,5% na sua capacidade.
Porto de Shenzhen
O Porto de Shenzhen está na quarta posição do ranking, dentre os cinco maiores portos do mundo, formado por um grupo de outros portos situados na costa marítima da cidade.
Assim, também é o porto responsável pela movimentação de 90% dos produtos eletrônicos vendidos para o mundo. Isso mantém a China como a maior exportadora dessa mercadoria.
Porto de Guangzhou
Por fim, o Porto de Guangzhou encerra a nossa listagem com seu comércio marítimo internacional que atinge mais de 300 portos, em mais de 80 países e distritos pelo mundo.
O complexo é composto pelos portos de Nansha, Xinsha e Huangpu, sendo que 70% do tráfego fica a cargo apenas de Nansha.
Porto de Santos: o mais relevante do Brasil e o primeiro da América do Sul
O Porto de Santos lidera o ranking dos principais portos do Brasil, ficando em 8º lugar entre as principais cidades brasileiras que mais exportam.
Além disso, segundo a Associação Americana de Autoridades Portuárias (AAPA), ele está em 39º lugar como um dos maiores portos do mundo na movimentação de contêineres e o mais movimentado entre os países sul-americanos.
Apesar dos altos e baixos nas exportações de Santos, o porto sempre conseguiu se manter em superávit. Como resultado, o Porto de Santos em geral fica entre as melhores posições nos rankings de exportações brasileiras.
Conta com a participação de 107 empresas nas exportações santistas, inclusive a Petrobras.
Entre os principais produtos que compõem as exportações, estão os setores de produtos vegetais e minerais, produtos alimentares industrializados e têxteis, como, por exemplo:
- soja;
- algodão;
- açúcares;
- óleos;
- petróleo.
Os principais destinos para as suas exportações são os países China, Estados Unidos, Libéria e Ilhas Marshall.
O Porto de Santos opera em plena capacidade, com organização e eficiência na programação dos navios e com o monitoramento das condições de navegação. Tanto para o canal como também para a profundidade dos berços de atracação, as quais garantem a fluidez nas manobras de carga e de descarga.
Porto de Itajaí: grande movimentação com incentivos fiscais
Nosso país é um dos que mais utilizam as zonas portuárias no mundo todo e, por este motivo, conta com os portos nacionais comerciais no exterior, fomentando a nossa economia.
Um desses portos que auxiliam a economia brasileira é o caso do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. É, portanto, o principal porto da região com grande movimentação de contêineres, o que auxilia no escoamento da produção do Estado.
Sua área física é constituída por instalações portuárias terrestres na margem do Rio Itajaí-Açu.
O perfil de suas operações portuárias tem como principal foco as cargas conteineirizadas. Ocupando a posição como 2º porto brasileiro com maior movimentação de contêineres e, ainda, a liderança entre os maiores exportadores de congelados.
Além disso, os principais produtos exportados são madeira e seus derivados, seguido de aves congeladas, tabaco, açúcar, carne bovina, dentre outros.
Os benefícios fiscais concedidos pelo estado de Santa Catarina são exclusivamente para as cargas desembaraçadas no próprio estado.
Leia mais sobre esse importante tema acessando o artigo exclusivo da AIN Global sobre Benefícios Fiscais.
A AIN Global é uma Trading Company que auxilia na internacionalização da sua empresa
A AIN Global sabe do que a sua empresa precisa, dentro da sua realidade atual, para que consiga se tornar apta a fazer negócios internacionais, por meio de parcerias comerciais de sucesso mundo afora.
Para tanto, conta com uma equipe experiente e qualificada nos processos do Comércio Exterior. Além disso, atua fortemente nas operações do Porto de Itajaí e faz investimentos constantes em inovação e tecnologia, oferecendo assim os melhores resultados para os clientes em uma parceria de sucesso.