Neste artigo iremos abordar fatores importantes focados na inteligência comercial e de mercado para a internacionalização da sua empresa.
Falaremos brevemente dos conceitos, demonstrando o contexto para que importadores e exportadores possam compreender mais sobre esse assunto.
Serão tratados também temas como a importância da inteligência comercial, principais atividades envolvidas e suas vantagens para o Comércio Exterior.
Ao final, compartilharemos a melhor solução, com base em informações confiáveis porque conhecemos bem o mercado em que atuamos.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura do artigo até o final.
O que é a inteligência comercial?
No mundo corporativo do Comércio Exterior sabemos que a competição é acirrada e exige uma prestação de serviço rápida e consolidada a fim de obter uma boa vantagem perante a concorrência.
Neste caso a inteligência comercial pode ser a chave determinante para se destacar com estratégias de vendas e de negociações para então ficar sempre à frente dos demais, levando o negócio a patamares mais altos.
Esta área também é conhecida como internacional de mercado ou internacional competitiva, pois tem o intuito de transformar os dados do mercado e clientes do nicho atuante em informações relevantes para o negócio, baseado em estratégias comerciais.
Além disso, auxilia na captação de novos clientes e fideliza os já existentes na carteira de contatos por meio de um suporte satisfatório para a tomada de decisões acertadas, aumentando a competitividade e diminuindo os riscos com as ações implementadas.
A inteligência comercial vem ganhando cada vez mais importância entre as empresas importadoras que estão antenadas neste mercado tão competitivo, em que todo detalhe pode ser relevante, bem como um diferencial.
Importância da inteligência comercial no Comércio Exterior
Para que as empresas do Comércio Exterior possam compreender o que é a inteligência comercial é necessário conhecer seus conceitos básicos. Dessa forma, os profissionais poderão atuar da melhor maneira no seu dia a dia.
Sabemos que a troca de informações pertinentes às operações logísticas internacionais no Comércio Exterior são volumosas e exigem atenção constante para realizar o tratamento dos dados corretamente.
A inteligência comercial aplicada ao mercado internacional traz benefícios para todos quando embasa a tomada de decisão mais relevante para o momento. Assim como auxilia na identificação de novos negócios, fidelizando o cliente e prospectando outros, reduzindo custos e aumentando o lucro empresarial.
Ainda assim, é preciso diferenciar alguns conceitos básicos para efetivar a utilização dessas ferramentas no seu negócio:
- dado é aquilo que se codifica;
- informação é o conjunto de dados unificados;
- conhecimento estratégico é a informação somada à experiência do indivíduo.
Quais são as principais atividades da inteligência comercial?
Percebe-se que a inteligência comercial é uma estratégia na qual se consegue antecipar a maioria dos erros que poderiam ser cometidos no negócio.
Esta estratégia monitora dados e informações sobre a empresa, clientes e mercado, gerando análises necessárias para levar os importadores à melhor tomada de decisão.
Com base em informações suficientes para prever cenários turbulentos que possam surgir no futuro, suas ferramentas estratégicas evitam muitos erros e monitoram os dados essenciais.
Algumas das atividades desempenhadas na inteligência comercial são comuns e simples, podendo ser colocadas em prática com facilidade.
Leads
Um lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, é alguém que forneceu suas informações de contato em troca de uma oferta de valor.
Geração de leads
A geração dos potenciais clientes é uma das principais funções estratégicas da inteligência comercial, pois esta atividade é vital para o bom funcionamento do chamado funil de venda, para as ações comerciais e para a venda dos produtos.
Pode ser realizada tanto pelo inbound, que atrai o lead até a empresa, quanto pelo outbound, que se faz pela captação ativa.
Qualificação de leads
É importante ressaltar que apenas a captação dos novos leads não é suficiente para concretizar a estratégia de marketing que a inteligência comercial proporciona ao negócio do importador.
O desenvolvimento de um trabalho de qualificação desse novo lead aumentará a probabilidade de conversão para um possível cliente fiel.
São inúmeras as técnicas que poderão ser adequadas à cultura e às características da empresa com relação ao interesse pelo lead ideal.
Análises
Nesse momento do artigo já conseguimos compreender que a inteligência comercial é essencial para a equipe de vendas da sua empresa.
Além de organizar e armazenar informações pertinentes para o seu negócio de importação no Comércio Exterior, ela ajuda na percepção de detalhes do cotidiano empresarial.
Análise de dados
Esta análise é um processo de inspeção transferido a partir dos dados necessários e que levam ao objetivo de descobrir informações úteis, formar conclusões e apoiar tomadas de decisão.
Dessa forma, é imprescindível definir os dados com as métricas adequadas para uma análise correta que fornecerá o suporte ideal nessa tomada de decisão. Acompanhando os indicadores durante o processo é possível perceber pequenas mudanças para que sejam tomadas atitudes assertivas.
Análise das oportunidades
A essência da inteligência comercial é estar sempre atento ao que acontece no dia a dia da sua empresa. Isso se dá principalmente por meio da identificação das necessidades do cliente, tendências, situações e desafios que são enfrentados com frequência nas atividades relacionadas às importações.
A elaboração e a aplicação de pesquisas são fundamentais para manter a regularidade e identificar oportunidades do mercado internacional que possam fomentar a melhoria constante do serviço prestado.
Acompanhamentos
De nada adianta a sua equipe acompanhar os dados se não tem a noção exata do que está ocorrendo com o comercial. Sabemos que os dados são muito importantes, ajudam na identificação de parâmetros que guiam o alcance dos resultados, mas o contato pessoal e constante com o cliente ainda é muito valioso e primordial para quaisquer negócios.
Assim, toda a equipe comercial que se coloca mais próxima da sua realidade, prezando por conhecer a fundo toda a situação atual, tem maiores chances de tomar decisões certeiras e benéficas para um planejamento empresarial de sucesso.
Vantagens da inteligência comercial
Por meio de inúmeros benefícios gerados às empresas pelas atividades desempenhadas na importação com a inteligência comercial, são alcançadas vantagens de grande impacto para o negócio empresarial. Desse modo, observa-se um aumento da:
- competitividade perante a concorrência;
- fidelização dos atuais clientes na carteira;
- produtividade de uma equipe consciente e com estratégias bem definidas.
A AIN Global usa a inteligência comercial a favor da internacionalização da sua empresa
A AIN Global usa a inteligência comercial de forma que seja a melhor solução na internacionalização das empresas de importação, com informações confiáveis porque sabe o que faz e conhece o mercado internacional.
Por isso, garante soluções como:
- informações assertivas para a tomada de decisões;
- informações atualizadas e oficiais;
- atendimento ágil e comunicação efetiva;
- valores competitivos com o serviço prestado.
Possui uma equipe experiente e altamente qualificada, que acredita no atendimento de excelência e próximo ao cliente para a formação de uma parceria bem-sucedida. Além disso, por meio do investimento em inovação e tecnologia, busca sempre oferecer os melhores e mais sólidos resultados nas importações.