Apesar de uma Trading Company ser um tipo de empresa já conhecido por quem opera no comércio exterior, ainda é comum surgirem dúvidas sobre o que fazem e como é o dia a dia delas nas operações internacionais.
Perguntas como “quais são os tipos de operações realizadas por elas?” ou “como são os serviços prestados?” são comuns, especialmente para quem ainda não utiliza os serviços de uma Trading Company.
Neste texto vamos falar sobre como é o dia a dia de uma Trading além da teoria, explicando os processos e setores na prática.
O que faz uma Trading Company?
Antes de qualquer coisa é preciso entender o que é uma Trading Company e quais são os principais serviços prestados por elas.
Trading Companies são empresas especializadas em comércio exterior, que possuem experiência e contam com profissionais qualificados nos mais diversos processos necessários tanto em uma importação quanto em uma exportação.
A gama de serviços oferecidos no dia a dia de uma Trading Company é extensa.
Dentre eles podemos citar o auxílio e orientação nos procedimentos de importação ou exportação, benefícios fiscais através de importação por conta e ordem ou por encomenda.
Além de oferecer auxílio no processo de internacionalização de seus clientes.
Enfim, um leque grande de serviços e facilidades que podem ajudar – e muito – a vida de quem trabalha com comércio exterior.
Como é o dia a dia de uma Trading Company?
Como toda empresa que opera em comércio exterior, o dia a dia de uma Trading Company pode ir de zero a cem em meio segundo.
Brincadeiras à parte, quem já trabalha na área sabe o quão dinâmico pode ser lidar com importação ou exportação, e o quanto as operações podem oscilar num dia.
Isso acontece por ser o comércio exterior um setor onde mudança é uma palavra frequente. Seja por alterações mais simples, como a data de chegada de um navio, ou as mais drásticas, como modificações na legislação vigente.
Sendo assim, atualização constante faz parte da rotina dos profissionais da área.
Como uma Trading Company lida com diversos clientes isso também quer dizer que ela lida com diversos tipos de produtos, de naturezas extremamente variadas, inclusive aqueles perigosos ou controlados, ou não.
E por isso a necessidade de atualização é ainda mais presente nas atividades destes profissionais. Eles precisam lidar com diferentes processos, procedimentos e órgãos reguladores para que as operações de importação ou exportação ocorram de maneira correta.
Isso quer dizer que organização e dinamismo são fundamentais no dia a dia de uma Trading Company.
Embora toda Trading Company precise trabalhar em sincronia, buscamos dividir e listar as operações falando sobre como funcionam os principais setores deste tipo de empresa.
Comercial: o início de tudo
Não diferente de qualquer outra empresa, o departamento comercial é o coração de uma Trading Company. Afinal, é através deles que se faz a porta de entrada dos clientes.
E este trabalho nem sempre é fácil. Mesmo para as Trading Companies que atuam há muito tempo no mercado, quando falamos de clientes que ainda não operam no comércio exterior, é normal surgirem dúvidas de como funcionam as operações e quais as vantagens que operar através de uma Trading Company pode trazer, sobretudo quando se trata da questão dos benefícios fiscais.
São tantos termos e siglas que leva um certo tempo até esclarecer todas as dúvidas, seja de como a operação funciona ou de como ocorre a redução de custos.
Outro ponto importante é que cada cliente tem uma sistemática de trabalho e organização.
Cabe ao comercial conhecer essas particularidades e repassá-las aos demais setores da Trading para que ambos os lados possam “falar a mesma língua” nas operações.
Em resumo, os processos de uma Trading Company sempre iniciam com o comercial. A partir daí, é a vez do operacional aparecer.
Operacional: é aqui que a mágica acontece
Esse é o povo do dia a dia, que está atualizado sobre os “mínimos detalhes” das operações.
São eles que, iniciado o processo, tomam a frente e cuidam de todos os detalhes para que a importação ou a exportação possa ocorrer de forma correta.
É nessa parte do processo em que certos detalhes, como esclarecer com o cliente as especificações sobre o tipo de produto a ser importado ou exportado, conferência documental, entre outros, ocorrem.
Ou seja, é a equipe do operacional a responsável pelo andamento de todo o processo, seja de uma importação ou de uma exportação.
E, com base nas informações repassadas pelo cliente, eles podem orientar quais processos serão necessários, bem como se haverá ou não necessidade de licenciamento para uma Importação, por exemplo.
Em resumo, esta parte da equipe está em contato direto com o cliente para alinhar todas as especificações do processo e posicionar a respeito do andamento dele.
Financeiro e faturamento
Aqui encontramos o setor responsável pelo fechamento e finalização do processo.
Logo após o operacional ter sinalizado a efetiva chegada da carga, tomando uma Importação como exemplo, cabe a este setor a responsabilidade de emitir as notas fiscais e efetuar a conclusão do processo. Além disso, são eles que verificam e concluem o aspecto financeiro do processo perante o cliente.
Conheça mais sobre o dia a dia de uma Trading Company com a AIN Global
Agora que você conhece um pouco a respeito do dia a dia de uma Trading Company, saiba que esse tipo de empresa pode oferecer diversas soluções em importação e exportação para você e a sua empresa.
A AIN Global é uma Trading Company com experiência no comércio exterior e que atua com diversos serviços de importação e exportação.
Além disso, oferece benefícios fiscais nas operações de importação por conta e ordem ou de encomenda.
Outros serviços e soluções oferecidos são o auxílio na exportação e internacionalização de empresas, bem como a atuação com missões empresariais no exterior.
Se você quer conhecer melhor os serviços que ofereceremos, navegue pelo nosso site.