Se sua empresa já realiza envios de produtos nacionalmente, você já deve estar familiarizado com alguns dos processos de despacho. Entretanto, quando o assunto é vender no exterior, existem certos documentos necessários para exportação legal entre países.
Para você entrar no mercado internacional sem sofrer danos ou prejuízos é fundamental ter conhecimento de toda documentação necessária. É através desses documentos que você garante eficácia na legalidade, segurança e transparência nos negócios internacionais.
A seguir, reunimos tudo que você precisa saber sobre a exportação de produtos além do registro de exportação!
Por que é importante conhecer todos os documentos necessários para exportação?
Para quem deseja expandir seus negócios para o exterior, é indispensável compreender toda documentação exigida.
Seja para evitar atrasos, danos ou irregularidades, o total entendimento dos documentos necessários é uma das principais dicas para exportar e importar com eficiência.
Dessa forma, para garantir que sua empresa consiga obter o máximo de aproveitamento com vendas internacionais é preciso ter planejamento.
A partir do conhecimento correto da documentação, você pode montar um planejamento de exportação de acordo com os parâmetros legais.
Quais são os documentos necessários para exportação?
Ao todo existem 9 principais documentos necessários para exportação. Cada uma dessas documentações possui uma especificidade e objetivo diferente.
Nos próximos tópicos, listamos e descrevemos suas características. Confira!
- Romaneio de Carga (Packing List)
Também conhecido por Packing List, o Romaneio de Carga representa a documentação de embarque de todos os produtos.
Dessa forma, esse documento especifica todas as mercadorias que estão sendo enviadas. Essa é uma forma de tornar a identificação e localização dos itens mais fácil, e também a sua fiscalização por parte dos agentes aduaneiros.
Portanto, o Packing List é um dos documentos necessários para exportação emitidos pelo próprio exportador. Encontra-se características dos produtos como:
Métodos de envio e rastreio
Volume dos itens despachados
Formas de conservação dos produtos - Nota Fiscal de Exportação (NF-E)
A Nota Fiscal de Exportação (NF-E) reúne todas as informações essenciais para que a mercadoria possa circular livremente na movimentação entre países. - Fatura ProForma (Proforma Invoice)
A Fatura Proforma é o documento que contém todas as informações estabelecidas entre o exportador e importador.
- Fatura Comercial (Commercial Invoice)
Diferentemente da Fatura Proforma, a Commercial Invoice é um documento que pode ser definido por ser um documento contratual. - Declaração Única de Exportação (DU-E)
A DU-E é um dos documentos necessários para exportação que mais confere supervisão das transações de vendas internacionais.
Pode-se encontrar neste documento informações sobre:
Tributação.
Logística dos produtos.
Fiscalização.
Dados financeiros. - Conhecimento de Embarque
O Conhecimento de Embarque é um documento emitido pela transportadora da mercadoria.
Dessa forma, reúne informações sobre recebimento da carga e seu encaminhamento até o local de destino. Através dessa documentação é possível atribuir valor de posse e propriedade da mercadoria.
- Certificado de Origem
O Certificado de Origem diz respeito ao reconhecimento e comprovação da origem do produto.
Por meio dessa documentação, pode-se verificar se a mercadoria despachada foi produzida de acordo com os parâmetros preestabelecidos. - Apólice de Seguro de Transporte
A Apólice de Seguro de Transporte funciona como um seguro para carga transportada. Isto é, existem mercadorias que carecem de proteção contra riscos no trajeto como, roubos, acidentes e possíveis avarias no produto.
Nos documentos necessários para exportação, o seguro também é benéfico ao cobrir danos e prejuízos causados no transporte da mercadoria. Pode-se realizar o seguro somente para uma viagem (apólice avulsa) ou para várias viagens (apólice aberta). - Carta de Crédito (L/C)
A Carta de Crédito tem como finalidade garantir a segurança financeira da transação comercial internacional do início ao fim.
Dessa forma, é um dos documentos necessários para exportação reguladores do pagamento entre importador e exportador.
Documentos em dia: exportação no prazo!
As transações internacionais devem ser feitas a partir dos documentos necessários para exportação a fim assegurar transparência legal e segurança.
Afinal, garantir sucesso na expansão do seu negócio no exterior é uma tarefa que demanda muita pesquisa e entendimento dos critérios exigidos.
Por isso, antes de começar a exportar mercadorias, certifique-se de compreender a função e importância de cada documentação.
Assim, com a documentação em dia, você pode fazer com que a exportação aconteça no prazo previsto e sem complicações!