Auditoria de fábrica: o que é e por que fazer?

Se você é responsável por desenvolver novos fornecedores, provavelmente tem consciência da importância da auditoria de fábrica.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/metallic-ovens-inside-big-factory-with-heavy-equipments_5542981.htm#query=fabrica&position=2&from_view=search&track=sph

Sabe também que, por mais que você invista todo o seu tempo em muita pesquisa, o sentimento de segurança só chegará depois de um tempo de relacionamento com o exportador. Afinal, os frutos de uma negociação internacional são colhidos ao longo do tempo.

Se você é analista de comércio exterior e quer se sentir mais seguro para lidar com seu novo fornecedor, esse artigo foi feito para você!

Tenha uma ótima leitura!

O que é auditoria de fábrica?

A auditoria de fábrica é uma prática de constatação utilizada para avaliar a capacidade do fornecedor em atender a demanda que você, enquanto importador, precisa. Portanto, esse é um serviço realizado no local da planta fabril do seu exportador.

Nesse sentido, vale informar que esse tipo de serviço deve ser realizado por empresas especializadas em auditorias de fábrica. Isso porque elas contam com muitos inspetores de fábrica disponíveis para se deslocar até o local em que é produzido o produto a ser adquirido.

É no momento da auditoria que você vai conseguir compreender se o novo fornecedor terá condições de entregar a quantidade necessária com a qualidade que você precisa.

Por que fazer auditoria de fábrica?

De modo geral, nada substitui uma visita pessoal, olhos nos olhos e aperto de mão.

A visita técnica de um inspetor qualificado na fábrica do seu exportador permitirá que você esclareça dúvidas pontuais sobre o produto. Além disso, poderá ficar por dentro de tudo o que acontece por trás do processo fabril.

Assim, a auditoria de fábrica serve para que você consiga estreitar o relacionamento com o fornecedor, pois promover encontros pessoais demonstra interesse e deixa claro que você não terá problemas com o pagamento.

Afinal, a confiança é uma via de mão dupla e, assim como você, o seu fornecedor também deseja ter segurança na negociação. Isso permitirá, inclusive, que o exportador tenha confiança para oferecer melhores formas de pagamento para que as duas partes saiam ganhando na negociação.

Os tipos de Auditoria de Fábrica

A auditoria de fábrica permite verificar as reais condições de todo o universo em que o seu fabricante está inserido. Além de garantir evidências em relação às instalações da fábrica, existem auditorias específicas para cada tipo de situação.

A seguir, você terá a chance de compreender os tipos mais comuns de auditoria encontrados no mercado. Acompanhe:

Auditoria de Idoneidade

A auditoria de idoneidade serve para que você tenha plena certeza de que está negociando com uma fábrica de confiança, pois é comum nos depararmos com Trading Companies (empresas comerciais) que fingem ser fabricantes.

Sim, fato é que muitos fornecedores chineses se autodenominam fábricas, quando na verdade são comerciais exportadoras que compram e revendem o produto. O que não necessariamente é sinônimo de um mau negócio se estas mesmas empresas tiverem uma boa reputação no mercado.

Uma das maneiras de verificação da idoneidade de fábrica é checar a licença comercial do fornecedor. A parte mais importante disso é se atentar ao escopo do negócio, que em inglês é chamado de “Business Scope”.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/young-man-working-warehouse-with-boxes_5578175.htm#query=fornecedor&position=1&from_view=search&track=sph

Caso a palavra fabricar, ou algum sinônimo como manufaturar ou produzir, não esteja formalmente declarada como a atividade principal ou atividade secundária, é provável que você esteja comprando de uma empresa comercial e não direto do fabricante.

Auditoria Social e Ambiental

Realizar uma avaliação de cunho social e ambiental é extremamente importante. É por meio de uma auditoria social que podemos verificar as condições sociais de trabalho e de segurança na qual os funcionários da fábrica são submetidos, tais como limpeza e segurança.

Nesse sentido, ressaltamos sobre a seriedade que deve ser mantida nesse tipo de avaliação, afinal maus tratos e trabalho forçado é crime e você não vai querer financiar e estar atrelado a esse tipo de situação.

Já a auditoria ambiental é baseada no impacto causado ao meio ambiente e por isso é focada em checar se a conduta do fornecedor relacionada com manejo florestal, descartes e emissões de gases, por exemplo, está de acordo com a política da sua empresa. 

Normalmente esse tipo de auditoria é muito comum em empresas certificadas com o ISO 14001.

Para esclarecer, a norma ISO 14001 está relacionada à gestão ambiental de forma a estabelecer quais as ações que a empresa precisa ajustar para cumprir suas metas sem agredir o meio ambiente. Para saber mais sobre este assunto, clique aqui.

Auditoria Técnica

A auditoria técnica mantém o foco para a linha de produção.

Durante a auditoria técnica o auditor voltará sua atenção para avaliar aspectos como a capacidade e padronização produtiva, bem como os padrões de qualidade que o fornecedor visa atender com o objetivo de garantir padrões de excelência. Desse modo, podem ser realizadas inspeções na etapa que antecede o embarque ou até mesmo durante a produção.

Muitas empresas importadoras preferem realizar esse tipo de auditoria sem agendamento prévio. A essa prática damos o nome de inspeção surpresa.

O objetivo é ter certeza de que nenhum ajuste temporário foi feito somente para o momento da auditoria na fábrica. 

Auditoria de Produto

Auditorias de produto, como o nome já diz, tem o objetivo de avaliar se o produto que foi negociado atende os reais pré-requisitos de quem está importando.

Assim sendo, pode ser que você, enquanto importador, tenha alguma desconfiança de que o produto dos embarques recorrentes não tenha a mesma qualidade dos primeiros e nem da amostra que foi recebida para avaliação inicial.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/young-man-working-warehouse-with-boxes_5578175.htm#query=fornecedor&position=1&from_view=search&track=sph

Para contornar esse tipo de objeção, você pode contratar uma inspeção surpresa e instruir o auditor para que este realize uma supervisão da estufagem do contêiner e evidenciar essa medida com fotos e filmagens.

Contrate os serviços de Auditoria de Fábrica da AIN Global

Diante do que foi explicado, é possível perceber que a atividade de importação não se resume apenas ao desembaraço aduaneiro. Nós, da AIN Global, temos experiência em conduzir auditoria de fábrica especialmente na Ásia.

Confira o vídeo que preparamos sobre o assunto e, se precisar de uma auditoria, conte conosco.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …