Comitivas Internacionais: o que são e qual é a importância?

Neste texto os importadores e os exportadores de todos os níveis poderão saber mais informações sobre o que são as comitivas internacionais e a importância de participar desses eventos, seja para encontrar fornecedores, futuros clientes ou fazer networking com empresas de fora do país.

Mostraremos a parte didática para uma melhor compreensão dos temas, falando das suas modalidades, porque a sua empresa deve participar e quais são aquelas que podem participar dos eventos que são organizados.

A AIN Global tem vasta experiência na organização de comitivas internacionais, as quais lhe ajudarão a conhecer outras culturas e novos mercados no exterior.

Com a finalidade de vivenciar uma experiência enriquecedora, a sua empresa poderá se aperfeiçoar no processo de expansão dos seus negócios internacionais.

Além disso, perceberá o quanto pode ser vantajoso acessar fornecedores de países diversos, fabricados com tecnologias que agregam em qualidade e preço, tornando-os mais competitivos no mercado brasileiro.

Também poderá ter um vislumbre sobre as exportações e como os produtos brasileiros podem ser reconhecidos e aceitos no exterior.

Dessa forma um leque de possibilidades se abrirá permitindo investir em importações e/ou exportações que trarão mais e melhores lucros para a sua empresa.

Comitivas Internacionais: o que são?

São eventos internacionais que oportunizam às empresas importadoras e exportadoras, ou aquelas com grande potencial para efetuar as operações de importação ou de exportação, o comércio ou a promoção de seus produtos e serviços por meio de negócios bilaterais ou de novas parcerias para investimento.

As comitivas internacionais são formadas por missões empresariais a partir de grupos de empresas, organizados sob a coordenação de uma entidade de classe parceira. Em suma: elas têm o objetivo de conhecer os eventos de negócios, seja para a aquisição de equipamentos, para a venda de produtos ou em busca de novos conhecimentos.

As missões contemplam a organização da agenda de compromissos e de atividades em outros países, a fim de fomentar e diversificar o Comércio Exterior. Dessa forma os participantes conseguem encontrar fornecedores e maneira mais assertiva e ampliar a cooperação e a articulação internacionais conforme seu objetivo.

Comitivas Internacionais: quais são as modalidades?

As empresas de internacionalização que atuam no Comércio Exterior sabem do que seus clientes precisam, dentro de suas próprias realidades, para se tornarem aptos a fazer negócios internacionais e serem reconhecidos no mercado global.

As iniciativas de promoção de negócios que ocorrem nas comitivas internacionais oferecem aos empresários algumas modalidades e diversos benefícios, a saber:

  • Obtenção de informações e conhecimentos técnico-comerciais;
  • Acesso a potenciais fornecedores com perfil alinhado com suas necessidades;
  • Rodadas de negócios com temas específicos, com foco e com maior confiabilidade por estarem todos com objetivo comum de compra e venda.
  • Conhecimento de novos mercados, produtos, processos e novas tecnologias;
  • Divulgação da empresa;
  • Verificação do potencial de seus produtos e serviços;
  • Conhecimento da concorrência e de suas práticas comerciais;
  • Troca de experiências com os integrantes da missão.

Missões Prospectivas

Nesta modalidade as empresas podem avaliar as características e as condições competitivas no mercado exterior, bem como identificar as oportunidades de inovação em produtos e em processos.

Missões Comerciais

Esta modalidade, além de agregar todos os benefícios das Missões Prospectivas, é focada na geração de negócios em feiras internacionais e de referência no setor de importação e de exportação.

Visitas Prospectivas e Comerciais

Esta modalidade é realizada exclusivamente no Brasil para ajudar o empresário a formar e a consolidar redes de relacionamentos. Tem como objetivo realizar negócios sem viajar para fora do país.

Encontros de negócios

Esta modalidade é totalmente focada para a geração de negócios que são realizados por reuniões individuais com parceiros, fornecedores (no caso das importações) ou com compradores (no caso das exportações) já previamente qualificados.

Comitivas Internacionais: qual é a importância de participar?

Se você empresário do Comércio Exterior já se questionou como encontrar novos fornecedores, clientes ou parceiros para o seu negócio, tentou fazer sozinho mas encontrou muitas dificuldades ou, ainda, se até já chegou a desistir porque percebeu que pareceria ser bem mais difícil, saiba que nas missões de comitivas internacionais você sempre estará muito bem acompanhado.

As empresas como AIN GLOBAL são especializadas na formação de comitivas internacionais e dão a devida importância aos seus clientes parceiros, pois sabem de suas dores e prestam um serviço baseado no respeito, na honestidade e com humildade para aqueles que estão iniciando ou querem se fortalecer no Comércio Exterior.

Principalmente agindo com integridade, são parceiros que atuam com clareza nas informações em busca constante de inovações para a evolução dos clientes e na solução de seus problemas.

A participação da sua empresa nas missões, as quais são dirigidas a potenciais países parceiros, é de grande relevância para a inserção competitiva no mercado nacional e internacional.

As missões são focadas em um grupo específico que facilita e agiliza todo o processo, além das vantagens e dos ganhos em participar dos eventos:

  • encontrando fornecedores conforme o perfil e necessidade técnica demandada;
  • promovendo encontros focados e já previamente alinhados com expectativas entre comprador – fornecedor;
  • observando a legislação comercial do país, do Brasil e suas implicações;
  • estabelecendo contratos com importadores e com representantes comerciais;
  • viabilizando acordos e parcerias comerciais
  • verificando as possibilidades de exportação;
  • analisando estrutura política, econômica e social do mercado-alvo.

Comitivas Internacionais: quem pode participar?

Todas as empresas brasileiras e de todos os portes podem participar das comitivas internacionais. De modo a aproveitarem as oportunidades de consolidar estratégias de atuação internacional.

Dessa forma, você empresário do Comércio Exterior não se sentirá mais perdido e nem sozinho. Além disso, participar de missões empresariais proporciona um acesso a conhecimentos e experiências inestimáveis.

Nessas missões, as micro e as pequenas empresas conhecem a realidade do Comércio Exterior na prática, participam de visitas técnicas assim como encontram parceiros de negócios.

Do mesmo modo, ficarão por dentro de toda documentação necessária para entrar no Comércio Exterior, aprendendo a etiqueta empresarial internacional.

Assim, ampliarão sua visão de mundo, podendo conhecer alguns detalhes e até dificuldades de antemão, o que as permitirá buscarem soluções que as incentivem a serem mais inovadoras e competitivas.

Mesmo sendo uma pequena empresa, vale a pena participar das missões, com o objetivo de conhecer e acessar um mundo novo, com boas possibilidades de parcerias em diversos países que muitas vezes são reconhecidos por ser especialistas em um determinado setor ou produto.

A AIN Global organiza comitivas empresariais

Com uma equipe experiente e altamente qualificada, a AIN Global acredita que um atendimento de excelência e próximo do cliente seja a chave para uma parceria de sucesso.

É assim que, através do investimento em inovação e tecnologia, toda a sua equipe e alta liderança buscam oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importação e exportação no mercado internacional para empresas de segmentos variados!

Com o serviço especializado da AIN Global sua empresa terá novas perspectivas com os conhecimentos adquiridos nas comitivas internacionais, tais como:

  • know-how em Comércio Exterior;
  • agilidade;
  • conhecimento em idiomas;
  • foco no seu core business;
  • custos com transportes e com armazenagem;
  • tributos;
  • tempo de desembaraço;
  • redução de riscos de prejuízos para as operações.

Acesse o nosso site e saiba como podemos lhe ajudar a internacionalizar a sua empresa, inclusive participando das nossas comitivas internacionais!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …