É fato que muitas dúvidas pairam nos debates entre os profissionais da logística internacional. Isso porque alguns termos são bem semelhantes e é natural que exista a confusão. As diferenças entre comércio internacional e comércio exterior são importantes de ressaltar, bem como como a abordagem sobre alguns aspectos e termos presentes na execução das atividades portuárias.
Até porque compreender a diferença desses dois conceitos é especialmente importante para a economia dos países que fomentam as relações comerciais entre si.
Confira a leitura até o final e entenda.
O que é Comércio Exterior?
Em um breve histórico, verificamos que o desenvolvimento nas relações internacionais ocorre desde que a China traçava as suas rotas para comercializar produtos com outros países asiáticos. Tanto a China quanto outros povos da antiguidade que movimentavam produtos agrícolas pelo Rio Nilo.
Contudo, apenas em séculos mais recentes que o comércio exterior propriamente dito iniciou as suas atividades atuais.
E esse avanço se deu por meio de todo o desenvolvimento que ocorreu na logística operacional, principalmente no setor industrial e nos modais de transportes. Assim, a forma de se comunicar entre os países também se transformou com a ajuda do avanço da tecnologia e da internet, quebrando barreiras físicas e tornando o comércio entre fronteiras mais ágil.
O resultado desse avanço foi positivo. O comércio internacional resultou por ser organizado em processos controlados por sistemas que atuam com simplicidade, dentro de padrões da logística internacional.
Já o comércio exterior, por sua vez, atua exatamente nesta troca. Trata-se da compra e venda de mercadorias ou de serviços entre países distintos que engloba os procedimentos necessários na execução das importações e exportações.
Suas regras foram criadas para orientar a entrada e a saída de produtos dos países, abordando questões específicas como:
- tributárias;
- comerciais;
- financeiras;
- administrativas; e
- aduaneiras.
Quais são os termos e conhecimentos que o profissional do Comércio Exterior utiliza?
Com a finalidade de executar suas tarefas de forma eficiente o profissional da logística internacional deve possuir conhecimentos indispensáveis. Até porque esse especialista atua em uma área que impacta diretamente no PIB dos países.
São muitos os procedimentos e envolvem atividades bastante burocráticas, porém são essenciais para o bom desempenho do trabalho executado. Sendo assim, alguns dos conhecimentos necessários são:
- em logística;
- trâmites para pagamento e conversão de moedas;
- regulamentação de documentos;
- garantia no cumprimento das leis aduaneiras.
Além disso, são diversos os termos comuns e específicos para o entendimento das operações do comércio internacional. Assim, conceitos como balança comercial, divisas, ad valorem, Fatura Proforma, Packing List, bulk cargo, dentre outros, precisam ser compreensíveis a estes profissionais na execução das suas atividades.
Quais são os sistemas utilizados no Comércio Exterior?
No Brasil existem sistemas que são responsáveis pelo controle e a administração das atividades internacionais.
Sendo assim, o Siscoserv é o Sistema Internacional de Comércio Exterior de Serviços Intangíveis e Outras Operações que produzam variações no patrimônio.
Já o Siscomex é o Sistema Integrado de Comércio Exterior que auxilia nas tarefas de registro, acompanhamento e controle das operações. Sua inovação se dá pela digitalização de documentos para o controle das negociações internacionais, além do acesso à legislação e atuação governamental.
O que é Comércio Internacional?
Pode-se definir o termo comércio pela “troca” de produtos (mantimentos ou artefatos) que os povos antigos já faziam entre si e de acordo com suas necessidades.
A teoria do comércio internacional envolve algumas outras que explicam o fundamento do conceito de trocas entre países hoje em dia.
Isto é, no final do século XVIII o resultado dessa relação comercial que os países mantinham passou a ser transformada pela necessidade inesgotável de consumo dos produtos e serviços vindos de todo o mundo.
Em resumo, o comércio internacional é o conjunto das operações comerciais executadas entre os países, sendo um dos propulsores do desenvolvimento das economias globais.
Por outro lado, também pode levar ao implemento de barreiras internacionais que protegem o desenvolvimento das empresas locais de cada país, também fomentando uma boa parcela no aumento do PIB.
Qual é a importância econômica dos países que negociam entre si?
A importância do comércio internacional na economia do país mostra-se pelos fatos de que estes podem importar produtos inexistentes na sua região e exportar os produtos que sobram para seus parceiros comerciais.
Na intenção de diluir os riscos das atividades, permite que as empresas importadoras e exportadoras continuem comercializando, mantendo o desempenho do país conforme se verifica pela balança comercial.
Quais são os principais órgãos do Comércio Internacional?
Essas organizações são criadas com a responsabilidade de apoiar o Siscomex definindo regras para o mercado. Enumeramos alguns deles:
- FMI – Fundo Monetário Internacional;
- OCDE – Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico;
- Banco Mundial;
- OMC – Organização Mundial do Comércio;
- ICC – Câmara do Comércio Internacional.
Qual é a relevância de compreender a diferença entre Comércio Exterior e Comércio Internacional?
Entender a diferença entre os dois termos é fundamental para os profissionais da logística internacional, sobretudo para evitar conflitos na operacionalização de suas atividades.
O Comércio Exterior trata das normas que são pertinentes para todos os países, mesmo que cada um tenha as suas próprias regras internas, mantendo a padronização e a regulação dos produtos comercializados entre si.
O Comércio Internacional é composto pelas regras internacionais que todos os países cumprem e que facilitam as negociações comerciais por meio dos acordos estabelecidos entre seus blocos econômicos.
Deste modo fica mais fácil entender a diferença. Podemos pensar em um “triângulo” da negociação internacional, no qual o comércio exterior dos países, em acordo mútuo, gera a comercialização internacional de produtos, deixando os processos simplificados por meio de uma intercessão interessante para ambas as partes.
Resumindo, comércio internacional segue acordos bilaterais negociados pelos blocos regionais, enquanto o comércio exterior é regulado pela legislação aduaneira do país que assegura os seus direitos.
As relações internacionais têm alguma semelhança com o Comércio Exterior?
São termos semelhantes, mas não querem dizer o mesmo em seus conceitos, pois as relações internacionais se fundamentam nas áreas da política, economia e direito.
Ou seja, os profissionais que atuam nas relações internacionais fazem negócios para intermediar acordos entre as partes interessadas, sempre na busca de parcerias nas áreas atuantes, captando recursos ou projetos.
A AIN Global é uma Trading Company que auxilia nas negociações internacionais
Agora entendemos a importância que o Comércio Exterior e o Comércio Internacional têm para as negociações entre os países, e compreendemos melhor suas diferenças e de que forma atuam nos processos operacionais.
A AIN Global é uma Trading Company com vasta experiência em negociações internacionais. Somos formada por uma equipe qualificada nas áreas que compõem a logística operacional das importações e das exportações.
Além disso, oferecemos atendimento de excelência e aproximamo-nos do cliente de uma forma que a parceria seja um sucesso.
Por fim, mas não menos importante, nossos investimentos constantes em inovação e tecnologia nos permitem oferecer os melhores resultados nas importações e nas exportações para auxiliar a sua empresa no que for preciso para se internacionalizar.