Outsourcing internacional: significado e benefícios

O outsourcing internacional é, sem dúvida, uma iniciativa interessante que pode ser uma solução eficaz para as empresas ou para algumas específicas demandas.

Realizar uma ação de outsourcing pode antecipar resultados e trazer economia de tempo, dinheiro e aumentar a competitividade.

Neste texto falaremos sobre essa que é uma opção para o gerenciamento das operações de uma empresa. Afinal, como o outsourcing pode lhe ajudar a alavancar seus projetos, trazendo bons resultados?

Fonte:https://www.freepik.com/free-photo/group-diverse-people-having-business-meeting_2894621.htm#query=empresas&position=1&from_view=search&track=sph

O que é outsourcing?

O outsourcing é a ação que uma companhia realiza quando opta por terceirizar parte de uma atividade administrativa ou operacional.

Fato é que a estrutura organizacional de muitas empresas tem passado por uma transformação substancial como resultado de iniciativas de terceirização.

Muitas delas preferem terceirizar parte de seu trabalho, pois é mais acessível – algumas chegam a delegar para terceiros até 90% de suas tarefas. Nesse sentido, um dos atrativos que o outsourcing internacional oferece está na possibilidade de realizar de fato a terceirização, possibilitando a redução da organização contratante.

Antigamente, pensava-se que uma organização precisava de várias estruturas físicas para ser robusta, no entanto, algumas empresas sólidas hoje em dia são totalmente virtuais por natureza.

Aspectos do Outsourcing

Qualquer trabalho, tarefa, processo ou operação que pode ser concluído por pessoal interno de uma organização, mas é contratado por terceiros, é conhecido como terceirização ou outsourcing, e isso pode se dar em âmbito internacional.

Além disso, as tarefas de terceiros podem ser concluídas dentro da empresa contratante ou em um local específico fora dela. Uma das maiores mudanças nos últimos anos foi o aumento do outsourcing de pessoal como alternativa para criar um negócio viável de prestação de serviços que pode ser executado virtualmente de qualquer lugar do mundo usando a Internet e a tecnologia online a seu favor.

Um exemplo que podemos ver e usufruir diariamente incluem os campos de serviços de desenvolvimento de sites, análise em tempo real e serviços de marketing. Esses são apenas alguns poucos exemplos de áreas de negócios que podem atualmente serem executadas de forma remota entregando resultados por meio da internet.

As companhias estão alterando suas estruturas organizacionais e modos de operação em resposta a essas mudanças trazidas pela globalização.

E as organizações que estão expostas às forças de oferta, demanda e crescente competição global não estão mais tão protegidas pelo clima de negócios local.

Hoje, é totalmente possível criar uma empresa na qual a gestão estratégica seja realizada de forma remota, online em tempo real. Para isso, produção e demais operações são distribuídos em locais físicos estratégicos que sejam benéficos para cada atividade.

Essa distribuição pode se dar, por exemplo:

  • produção instalada em uma região onde há muita oferta de mão de obra;
  • a distribuição montada em locais logisticamente preparados que ofereçam serviços e estruturas específicas em larga escala; e
  • operações administrativas (vendas, finanças, jurídico, RH etc.) em locais onde há a vantagem de incentivos como fomentos para execução de atividades especificas e isenção de impostos pelo Governo.

Significado de outsourcing internacional

Em resumo, podemos dizer que outsourcing internacional significa competitividade e flexibilidade para a empresa contratante.

A ideia por trás desse tipo de ação é clara. São operações corporativas não essenciais e por isso podem ser transferidas para países onde as dinâmicas do mercado de trabalho são menos competitivas.

Dentre os exemplos dessas atividades podemos citar o atendimento ao cliente, tarefas de contabilidade e fiscal, ações de marketing, serviços jurídicos e recursos humanos.

Fonte:https://www.freepik.com/free-photo/workplace-results-professional-report-accounting-during_1235721.htm#query=empresas&position=10&from_view=search&track=sph

Entretanto, não apenas as empresas que contratam serviços de outsourcing no âmbito internacional são beneficiadas. Afinal, países onde essas ações são executadas também se beneficiam, principalmente os de terceiro mundo cujos conjuntos de talentos são com frequência aproveitados.

Empresas que desejam terceirizar, delegar ou subcontratar as mais variadas atividades comerciais ou operacionais proporcionam, ao mesmo tempo que realizam o outsourcing, um acentuado reforço na oferta de empregos à população local dos países que possuem essas condições.

Benefícios do outsourcing internacional no comércio exterior

Além dos benefícios já destacados acima para o outsourcing, ter fornecedores distribuídos de forma internacional pode mitigar o risco de sofrer com interrupções no fornecimento de produtos acabados para revenda ou de matérias-primas. Especialmente quando considerando comprar insumos em outros mercados.

A ideia é ter o custo médio de aquisição constituído de forma composta, ou seja, considerando, por exemplo, uma parte da produção realizada na China e a outra metade proveniente de outras fontes ou mercados.

Ademais, pode ser uma tática interessante para manter o custo de aquisição o mais estável possível para empresas que enfrentam períodos de alta oscilação de vendas em função do padrão de consumo de seus próprios clientes ou que possuam grande demanda de recursos para fabricação ou para revenda, porém, de forma sazonal.

Uma empresa que opera em circunstâncias em que as demandas são mutáveis com frequência e podem ser limitadas pelas dinâmicas do mercado, ter a possibilidade de executar um mix de aquisição de produtos ou serviços (por meio da flexibilidade que o poder de escolha do fornecedor oferece) ajudará a manter custo, despesas e lucro respeitando critérios de qualidade, tempo e nível de serviço.

Isso pode ser um diferencial que realmente seja sentido pelo cliente e que certamente alavancará o negócio.

Fonte:https://www.freepik.com/free-photo/group-people-working-out-business-plan-office_5495117.htm#query=empresas&position=27&from_view=search&track=sph

Alcançar essa maestria nos acordos comerciais e fazê-la ser executada nas operações diárias não é uma tarefa fácil e rápida.

Na verdade, é muito mais fácil falhar – sobretudo por um erro simples –, do que conseguir “equilibrar todos os pratinhos” necessários ao negócio internacional sem deixar nenhum cair. Isso sem dúvida torna mais difícil decidir realizar tudo sozinho.

Nesse sentido, encontrar e ter um parceiro com esse conjunto de características e qualidades trará ganhos para as ações de redução de riscos e custos e equilibrará a produtividade.

Outsourcing internacional é com a AIN Global

Ter parceiros experientes e organizados com certeza trará clareza, controle e assertividade para sua operação de outsourcing internacional.

A AIN Global acredita que o atendimento com excelência e próximo do cliente seja um pilar sólido para o sucesso de sua operação e da expectativa de seu cliente.

Isso, aliado à tecnologia e inovação, possibilita a busca por resultados robustos e duradouros.

Visite nosso site, veja nossas soluções, nosso blog e entre em contato com nossa equipe de especialistas. Certamente poderemos ajudar em projetos internacionais de outsourcing que poderão impulsionar o faturamento e lucro de sua empresa.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …