Top 5 maiores e melhores usinas de aço ao redor do mundo

O aço é uma matéria prima indispensável em diversos setores, principalmente na construção civil. Importar das melhores usinas de aço é garantia de que o material terá qualidade e durabilidade.
Por ser um material muito versátil, muitos países têm apostado na produção em escala do aço. 
A importação requer algumas práticas específicas, como a inclusão do NCM dos produtos de aço, transporte e armazenamento diferenciado, negociações e incentivos fiscais, entre outros.
A critério de curiosidade, a produção mundial de aço se aproxima de dois bilhões de toneladas. Mas afinal, quem está produzindo toda essa quantidade?
Conheça agora o top 5 das maiores e melhores usinas de aço ao redor do mundo.

China

Inquestionavelmente, a China é um dos grandes produtores mundiais nos mais diversos mercados. Não sendo diferente, sempre é apontada como uma das maiores e melhores usinas de aço.
Extremamente competitiva, há anos o país é considerado o maior produtor de minério de ferro do mundo.
Esse posto foi obtido porque o país, sozinho, produz mais toneladas do material do que seus concorrentes somados. Inclusive, é a maior importadora desse material para o Brasil. 
Buscando se manter entre as melhores usinas de aço, o governo chinês tem adotado medidas para reduzir as emissões de dióxido de carbono.
Além disso, o país implementa planos de investimento para que suas operações sejam mais sustentáveis e com baixa emissão de carbono.
Por ser um grande parceiro do Brasil, as duas nações já adotam iniciativas conjuntas que focam na redução de emissões de gases do efeito estufa na siderurgia.
Mesmo sendo uma grande exportadora, grande parte da produção do aço é utilizada para consumo próprio. Ou seja, para as indústrias internas do país.
As maiores usinas de aço da China, que possuem operações significativas, são a China Boawu Steel Group e a Hesteel Group.

Estados Unidos

Com um robusto mercado siderúrgico, os Estados Unidos sempre aparecem nos primeiros lugares das classificações de melhores usinas de aço. Sua produção chegou a 85,8 milhões de toneladas métricas no ano de 2021. 
O país também tem se preocupado com a sustentabilidade de seus negócios. Tem buscado acordos com a Europa para taxar aço e alumínio de acordo com sua produção de aço e carbono.
Entre as grandes usinas do país, destaca-se as que são operadas pela United States Steel Corporation (U.S. Steel) e Nucor Corporation.
A U.S Steel detém as melhores usinas de aço integradas do país, com estrutura em Gary, Chicago, Burns Harbor e Granite City. 

Rússia

A Rússia também é um país que integra a lista de maiores e melhores usinas de aço de todo o mundo. Dados de 2021 apontam que o país foi responsável pela produção de mais de 70 milhões de toneladas métricas de aço.
A empresa integrada NLMK é responsável pelas maiores produções. Sua unidade de Novolipetsk é uma das maiores da Rússia e da Europa. 
De fato, esta é uma das melhores usinas de aço, a empresa produz aço bruto, laminação a quente e frio, aços especiais, entre outras operações.
Usina Magnitogorsk Iron and Steel Works, Severstal e a Usina de Oskol Electrometallurgical também são importantes para o país. A última, é uma das principais usinas de aço elétrico da Rússia.

Coréia do Sul

A Coreia do Sul também é um importante produtor e exportador de aço. Em 2021, produziu mais de 70 milhões de toneladas métricas. Essa produção representa quase 5% do PIB da indústria manufatureira. 
O país conta com uma das maiores usinas de aço do mundo, a companhia POSCO (Pohang Iron and Steel Company). Atualmente possui operações em Pohang e Gwangyang.
Fundada em 1968 a POSCO foi, e continua sendo, peça essencial para o desenvolvimento da Coréia do Sul.  
Atualmente, fabrica grande diversidade de produtos, como chapas, bobinas, folhas, tubos, produtos laminados a quente e frio, entre outros.

Turquia

O último país da nossa lista produz mais de 40 milhões de toneladas métricas de aço por ano. Esse insumo representa aproximadamente 10% do valor total das exportações da indústria.
Ao longo do tempo, a produção do insumo tem crescido. As melhores usinas de aço do país incluem a Erdemir Group, Habas Group e Tosyali Holding.
Assim como a Coréia do Sul, o país é reconhecido pela produção de chapas, bobinas, perfis, vergalhões e fios, entre outros. 

As melhores usinas de aço que merecem destaque

A nossa lista trouxe as 5 maiores e melhores usinas de aço do mundo. Entretanto, é válido destacar que, apesar de o Brasil não aparecer anteriormente, nosso país está sempre entre os dez maiores “players” deste mercado.
De fato, o mercado do aço e da siderurgia é bastante dinâmico, e a lista de países pode mudar principalmente com novos acordos, leis, inovações e ampliações de capacidade.
Por isso, aqui na AIN Global sempre buscamos acordos vantajosos para que nossos clientes tenham um produto de qualidade e advindo de uma das melhores usinas de aço do mundo. Precisa de aço de qualidade? Conte conosco para essa importação!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …