5 dicas para obter o melhor preço na importação de mercadorias

Na hora de importar mercadorias, produtos ou insumos estrangeiros, conseguir o melhor preço na importação é essencial para a sustentabilidade de um negócio.
De fato, produtos importados podem ser mais vantajosos tanto pelo preço mais baixo quanto pela exclusividade do material, algo que acontece com os insumos que não são produzidos nacionalmente. 
No entanto, uma grande preocupação dos compradores é a numerosa taxa de importação que pode acabar inviabilizando uma compra.
Para não cair na armadilha dos custos, que tal saber como encontrar o melhor preço na importação? Confira essas 5 dicas práticas. 

https://br.freepik.com/fotos-gratis/mulher-com-tiro-medio-lendo-documento_13291125.htm#query=pre%C3%A7o%20na%20importa%C3%A7%C3%A3o&position=19&from_view=search&track=ais

O melhor preço na importação começa com a negociação da compra

Sem dúvida, o valor pago pela compra de mercadorias é o principal item que impacta ter melhor preço na importação. Afinal, este valor será usado como base para o pagamento das cargas tributárias.
Neste sentido, quanto menor o valor pago ao fornecedor, menor será o custo de importação e, consequentemente, maior a lucratividade.
Uma boa comunicação é a chave para negociar e conseguir o melhor preço na importação. Estabeleça uma boa relação com o fornecedor e demonstre sua real demanda, construindo uma relação duradoura.
Lembre-se que a negociação é uma via de mão dupla, onde se cria uma relação mútua de parceria comercial. O comprador ou importador consegue um preço mais vantajoso, e o fornecedor tem um cliente fidelizado.  

Aproveite os benefícios fiscais a seu favor

O Brasil é um país que possui uma certa “fama” em relação aos impostos cobrados. Mas, tem como importar produtos com a tributação reduzida! Essa, inclusive, é uma excelente maneira de melhorar preço na importação.
Ao se questionar quais são as despesas aduaneiras na importação, ou as tarifas alfandegárias, é preciso considerar o TTD.
O TTD é o Tratamento Tributário Diferenciado e é um conjunto de benefícios fiscais que impactam os custos da importação.
Mas atenção: esses benefícios estão vigentes em apenas alguns estados brasileiros.
Em Santa Catarina, por exemplo, os TTDs em vigor garantem redução tributária para incentivar a importação no estado. Assim, o TTD 409 prevê diferimento do ICMS de mercadorias destinadas a importação, e diferimento parcial na operação interna subsequente à importação. 
De maneira simplificada, o percentual do imposto que incide sobre essas importações é reduzido.
Esse conjunto de benefícios incentiva a importação nos estados, reduz custos e torna melhor preço na importação.

container operation in port series

Para volumes do mesmo país, consolide a carga na origem

A consolidação de carga na origem é uma ferramenta logística em que se realiza o embarque de produtos de diversos fornecedores em um mesmo país de origem.
Ou seja, o importador compartilha a mesma unidade de transporte para acoplar produtos dos exportadores do mesmo país. 
Uma das principais vantagens é que a consolidação de carga faz com que a importação ocorra em um único processo, reduzindo custos de despacho aduaneiro e taxas portuárias. Saiba que o Governo Federal permite realizar a consolidação de carga no próprio Siscomex. 
Além de reduzir custos, há maior segurança, coordenação de ponta a ponta, conferência da documentação no embarque, otimização logística e planejamento de compras.
Usar um simulador de preço de importação garante que essa é a modalidade logística ideal para obter o melhor preço na importação.  

Atenção ao negociar o câmbio

A importação remete ao uso e negociação de moeda estrangeira, principalmente considerando o câmbio para calcular as tarifas alfandegárias.
É comum que as moedas mais usadas nessas negociações sejam o dólar, euro e libra. Como se sabe, são moedas mais valorizadas que o real, exigindo maior atenção ao negociar o câmbio para garantir o melhor preço na importação.
Considere que será necessário realizar a conversão para pagamento do fornecedor, pagamento de impostos e frete internacional.
Em relação aos fornecedores, o importador pode negociar as taxas com bancos, obtendo vantagens na contratação de moeda e emissão de contratos de câmbio.
Os impostos, seguem uma taxa oficial do governo. Assim, cabe ao importador apenas optar pelo dia que pagará os impostos, já que a taxa se refere ao câmbio de fechamento do dia anterior.
Por último, a negociação de fretes e taxas de transporte conferem o melhor preço na importação.

Use a zona secundária para desembaraço aduaneiro

O armazenamento também é um fator que impacta diretamente no custo da importação. Por isso, muitas empresas têm aumentado o uso da zona secundária para desembaraço aduaneiro.
Essas zonas são conhecidas como portos secos, e são armazéns um pouco mais distantes dos centros convencionais de distribuição.
Mesmo que estejam localizados longe, possuem funções idênticas aos pontos de fronteira, controlando entrada e saídas de mercadorias, com a vantagem de liberar os produtos em menor tempo e serem muito mais baratos. 
Outra vantagem das zonas secundárias, principalmente para conseguir melhor preço na importação, é a possibilidade de retirar parcialmente os produtos. Assim, além de facilitar e baratear a importação, esses locais servem como um centro de distribuição.
Esse uso também permite o pagamento parcial de impostos, ou seja, à medida que a mercadoria sai, os impostos são pagos proporcionalmente. 

https://br.freepik.com/fotos-gratis/ferroviario-verificando-reboques-de-trem-antes-da-partida_11036795.htm#query=desembara%C3%A7o%20aduaneiro&position=5&from_view=search&track=ais

Dica extra para melhor preço na importação

Essas e outras práticas garantem vantagens na importação. No entanto, pode ser complexo criar uma estratégia para consolidação dos negócios no comércio internacional.
Por isso, empresas como a AIN GLOBAL proporcionam todo suporte para garantir uma operação mais eficiente, com redução de custos e agilidade em todo o processo. Você não precisa se preocupar com tudo isso! Nós podemos te ajudar.
A importação é um item muito importante tanto para empresas como para os consumidores.
Seguindo essas dicas práticas se torna muito mais fácil conseguir melhor preço na importação. Dessa forma, fornecedor, importador e comprador: todo mundo sai ganhando.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

Quem trabalha no setor alimentício está sempre em busca de melhores condições de compra.Nesse sentido, o imposto zero para a importação de …

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …