Feiras Internacionais: como participar?

Neste artigo explicaremos como participar de feiras internacionais, uma vez que são excelentes opções de negócios para importadores e exportadores. Especialmente porque são praticamente “vitrines” para a exposição de produtos ou serviços oferecidos a outros países interessados.

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Sendo assim, é essencial se preparar com antecedência para o evento e garantir que a estratégia utilizada para iniciar contato com possíveis parceiros internacionais seja efetuada da melhor maneira.

Incentivos e apoios promocionais são oferecidos por diversas empresas para auxiliar você na exposição do seu negócio empresarial e fortalecer laços comerciais em diversos eventos.

É por meio desses encontros internacionais que gestores terão experiências ricas de aprendizado, certamente benéficas para o aperfeiçoamento e a expansão do negócio com maiores lucros.

Mais adiante falaremos sobre a necessidade de participar das feiras, assim como da sua relevância para a internacionalização e como participar desses eventos.

Continue a leitura e aproveite o conhecimento.

Por que participar de feiras internacionais?

As feiras internacionais são organizadas por meio de comitivas formadas por importadores e exportadores. Um dos principais objetivos é buscar clientes e parceiros para relações comerciais sustentáveis visando fomentar o negócio dentro do segmento em que se atua.

Para os gestores, sua relevância se dá também pela busca conjunta por novos conhecimentos e técnicas e para a venda de seus produtos ou serviços. Para isso, o empresário deve saber como participar de feiras internacionais, que são também uma ponte para a aquisição de equipamentos inovadores no mercado em que atuam.

As feiras internacionais contemplam a necessidade de organização da agenda de compromissos e de atividades no exterior, visando a incrementação e a diversificação do comércio internacional para atrair investimentos e ampliar a cooperação e a articulação entre os interessados.

Fato é que participantes de feiras internacionais encontram novas oportunidades para realizar bons negócios bilaterais e comercializar seus produtos, bem como estabelecem parcerias visando diversificar seu negócio no comércio internacional.

Principais feiras internacionais

Faz toda diferença contar com empresas especializadas na formação de grupos e que saibam como participar de feiras internacionais. Isso porque elas darão a devida importância aos seus clientes, pois sabem de suas dores e prestam um serviço baseado no respeito e na honestidade. Além disso, são experts em apoiar tanto empresários iniciando no comércio exterior quanto os que pretendem deixar de ser apenas visitante para se tornarem expositores, conectando-os com o mundo.

Agindo com integridade, são parceiros que atuam com a verdade nas informações e em busca constante de inovações para a evolução dos seus clientes na solução de seus problemas.

Mais do que saber o calendário de feiras e pautar sua participação pela fama, é preciso estudar o propósito e verificar quais as vantagens de sua participação, alinhando assim as expectativas almejadas.

A atuação da sua empresa nas feiras internacionais influencia diretamente na sua inserção competitiva no mercado estrangeiro.

Saber como participar de feiras internacionais se dá através de um grupo específico que facilita e agiliza todo o processo, sem contar as vantagens em participar desses eventos, que são:

  • conhecer as possibilidades de exportação;
  • encontrar fornecedores estratégicos;
  • análise da estrutura política, econômica e social do mercado alvo;
  • conhecer a concorrência e a legislação comercial do país;
  • firmar contratos com importadores e com representantes comerciais;
  • viabilizar acordos e parcerias comerciais.

Pode-se, portanto, concluir que as feiras internacionais são como um ponto de encontro estratégico para as empresas do comércio exterior. Elas são o início de uma grande experiência ao se deparar com as novidades mundiais, especialmente em feiras renomadas como Canton, Shangai, Hannover, Anuga, Sial e Milão.

Como participar de uma feira internacional?

Todas as empresas brasileiras e dos mais variados portes deveriam saber como participar de feiras internacionais e aproveitar as oportunidades de consolidar suas estratégias de atuação.

Isso porque são momentos nos quais empresários se sentem seguros adquirindo conhecimento nesses eventos internacionais importantes, especialmente para as micro e as pequenas empresas.

Afinal, elas passam a conhecer a realidade do comércio exterior na prática. Seja participando de visitas técnicas e encontrando parceiros para os seus negócios, seja se inteirando de toda a documentação necessária para ingressar no comércio internacional.

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São nessas experiências que se entende a necessidade de adequação de produtos, além de conhecer as dificuldades e encontrar soluções para o incentivo à inovação competitiva. São momentos inestimáveis, inclusive e principalmente as feiras realizadas no Brasil, que possibilitam criar redes de negócios entre as empresas brasileiras.

Agora, antes de ficar por dentro das dicas que preparamos, saiba que no que diz respeito às modalidades das feiras internacionais, listamos abaixo as principais:

  • encontros de negócios;
  • feiras prospectivas;
  • feiras comerciais; e
  • feiras prospectivas e comerciais.

Escolha do evento ideal

O primeiro passo para participar de feiras internacionais é escolher o evento mais adequado ao seu produto. Afinal, as feiras são geralmente especializadas em algum segmento da indústria e, naturalmente, você precisa encontrar o seu nicho.

Além disso, para iniciantes, o essencial é primeiro ser um observador. Isso permite adquirir experiência e se familiarizar com o ambiente, assim como conhecer os concorrentes, as tendências de consumos e de novas tecnologias.

Prévia preparação para participar

Depois da escolha pelo evento mais apropriado, é necessário iniciar a preparação prévia, através de um planejamento adequado. Recomenda-se iniciar pela análise dos custos, das datas para a inscrição, a assinatura do contrato e pagamentos das reservas em geral.

Exibição de produtos

Caso vá expor o seu produto, procure contar com um parceiro com expertise em planejar todos os requisitos essenciais e indispensáveis para a sua participação na feira. Dentre eles, por exemplo, contratar intérprete, definir o espaço cedido para a exposição do produto ou para reunião de negócios e que produto exibir.

Stand de exposição

Nesse momento alguns pontos essenciais requerem a atenção do empresário, que são:

  • reunir a equipe para planejar e coordenar as atividades;
  • revisar continuamente o trabalho e as informações;
  • registrar os dados de quem visita para possíveis contatos ou reuniões.

Análise de competidores e produtos substitutos

Ao participar das feiras internacionais é comum efetuar uma análise de seus concorrentes, assim como dos produtos que possam substituir o seu, como forma de firmar parcerias estratégicas com produtos que se complementem. Esteja sempre em busca de benefícios ou de novidades tecnológicas para os seus processos.

Término do evento

É de bom tom enviar mensagens de agradecimento e seguir com os contatos feitos durante a feira, bem como se reunir com toda a equipe participante para ter um feedback de sugestões ou recomendações para melhoria em futuras exibições.

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Nunca perca o timing dessa ação para que a participação seja realmente satisfatória.

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Assim, com uma equipe experiente e altamente qualificada, a AIN Global acredita que um atendimento de excelência e próximo do cliente seja a chave para uma parceria de sucesso.

É assim que, através do investimento em inovação e tecnologia, toda nossa equipe e alta liderança buscam oferecer os melhores e mais sólidos resultados em importação e exportação no mercado internacional para empresas de segmentos variados! Com o serviço especializado da AIN Global sua empresa terá novas perspectivas com os conhecimentos adquiridos ao participar de feiras internacionais.

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