Follow-up: o que é e qual a sua importância?

Neste texto abordaremos muitos aspectos importantes sobre o follow-up para importadores e exportadores do Comércio Exterior, em todos os níveis.

Você saberá da necessidade de manter um relacionamento próximo entre cliente e Trading Company, focando no seu core business, sem deixar de lado os benefícios da importação de seus produtos.

Nesse sentido, a Trading cuidará de todo o seu processo de internacionalização no Comércio Exterior, fazendo um acompanhamento completo das ações praticadas, desde o embarque do produto, até a chegada ao seu destino final.

Além disso, você conhecerá melhor o conceito e a importância de manter um controle do passo a passo de suas movimentações, quais são as vantagens desse acompanhamento e em quais etapas do Comércio Exterior se estabelece a movimentação eficiente e eficaz da sua carga.

Follow-up: o que é?

Follow-up significa fazer o acompanhamento de algo, por meio de uma avaliação de processos que necessitam ser observados para que se obtenha uma resposta mais assertiva.

É um conceito abrangente que permeia várias áreas profissionais que praticam esse tipo de monitoramento, em diversas situações, para alcançar o efeito desejado.

Muito comum nas áreas comerciais e de compras, também está presente nas movimentações do Comércio Exterior.

Ele permite a manutenção sadia do relacionamento comercial e profissional entre o cliente e a Trading, criando uma parceria favorável, a fim de facilitar o trabalho que precisa ser realizado.

Dessa forma, podemos afirmar que o follow-up é uma ferramenta, inclusive de transparência do processo, que facilita a identificação da origem desde a matéria-prima (em alguns casos) e todas as demais circunstâncias das movimentações das cargas, até sua entrega final ao cliente.

Follow-up: qual é a sua importância?

O conceito desta ferramenta que auxilia no acompanhamento das operações do Comércio Exterior vem da necessidade de rastrear o local em que o produto se encontra na cadeia logística, principalmente por meio de um controle seguro e de qualidade.

Esse tipo de rastreamento permite saber de onde vem o produto e para onde ele vai. Portanto, é preciso definir três pontos básicos:

  • o que está sendo rastreado (identificação do produto);
  • de onde vem o produto rastreado (a origem);
  • para onde o produto será embarcado (o destino).

A importância de fazer o follow-up nas movimentações internacionais capacita o profissional na localização da mercadoria, assim, ele identificará com mais habilidade e terá certeza em qual momento do processo de importação ou de exportação ela está situada.

Follow-up: quais são as suas vantagens?

Esta ferramenta auxilia na automação do acompanhamento das mercadorias, melhora a forma de conduzir a importação, além de fortalecer a construção de um relacionamento de confiança entre os parceiros.

Ter o cliente bem-informado já é um grande diferencial do importador diante de seus concorrentes. Assim ele se mantém satisfeito com os serviços prestados desde o início da importação e durante o monitoramento do embarque.

Os benefícios do follow-up são variados, trazendo muitas vantagens para todos os níveis de importadores e exportadores no Comércio Exterior, a saber:

  • personalização das informações;
  • melhora no relacionamento com os fornecedores;
  • monitoramento automatizado;
  • via de mão dupla nas informações sobre as etapas e os processos;
  • equipe sabendo da mesma informação da operação;
  • tomada de decisão ágil com o cliente caso algo saia do fluxo normal.

Ademais, a AIN Global tem disponível duas maneiras para acompanhamento dos seus processos: o Follow Web disponível no nosso site, e os e-mails automáticos.

Follow-up: em quais etapas do Comércio Exterior?

Em praticamente todas as etapas do processo da importação o follow-up pode ser considerado.

Para quem atua no Comércio Exterior não é nenhum segredo que o setor é volátil e incerto. Sobretudo, o follow-up registra que cada etapa do processo de monitoramento da importação esteja dentro do acordado ou permite que sejam identificadas as anormalidades comuns e extraordinárias.

Carga pronta

Nesta etapa o processo de importação está iniciando e será aberto, então será necessário saber se a carga já está pronta para movimentação ou se está aguardando finalizar alguma demanda para prontidão.

Esta informação facilita na contratação do frete, na busca pelo Booking e na emissão dos documentos pertinentes.

Licenças

Nesta etapa é importante reforçar que não são todos os pedidos de cargas que necessitam de licença. No entanto, é preciso atentar àqueles que exigem a Licença de Importação (LI) junto aos Órgãos Anuentes e observar suas exigências.

Caso a mercadoria demande uma LI pré-embarque, faz-se pertinente a sua análise e o seu deferimento pelo Órgão Anuente responsável.

Booking

O Booking é a confirmação da reserva de embarque da mercadoria após toda a análise documental feita, envolvendo, por exemplo, o Bill of Lading (BL), a Invoice e o Packing List.

Nesta etapa é possível fazer as correções de acordo com a legislação brasileira e de acordo com o embarque, conforme o prazo estipulado.

Embarque

Com o embarque confirmado e a documentação exigida totalmente certa e conferida, o numerário de nacionalização será emitido.

Ele inclui o valor do primeiro numerário enviado no follow-up para que o importador se programe com antecedência.

Chegada

Nesta etapa o importador é informado de quando o navio irá atracar, se está atracado ou sairá do porto. Os itens de análise do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) e presença de carga auxiliam neste momento, quando de fato a carga será registrada.

Nacionalização

Nesta outra etapa ocorre o registro e a parametrização da carga, com suas variações e todas as exigências fiscais incluídas, sobretudo em caso de canal diferente de verde.

É importante saber o status do despacho aduaneiro e do desembaraço aduaneiro da mercadoria, assim como deve ser informada a retenção de frete pelo armador.

Essa visualização do todo auxilia quando o armador demora para liberar a carga, a fim de encontrar uma solução para resolver a situação.

Acompanhamento de entrega

Por fim, em mais esta etapa, pode-se manter o monitoramento nos seguintes aspectos:

  • carregamento até a emissão da nota fiscal;
  • programação no porto;
  • dados do transportador;
  • disponibilidade de grade; e
  • disponibilização do cliente no recebimento da mercadoria.

Na AIN Global você acompanha todas as etapas com transparência

Com a AIN Global você terá o melhor serviço de follow-up que uma Trading Company pode oferecer aos seus clientes. Baseado na transparência, está sempre preocupada no investimento em inovação e tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços.

Nós sabemos do que a sua empresa precisa, dentro da sua própria realidade, para que se torne apta a fazer negócios e seja reconhecida no mercado internacional.

Por isso, com uma equipe experiente e qualificada, que faz o atendimento com excelência, nos mantemos próximos ao cliente para formar uma parceria de sucesso.

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …

Muita gente pode não entender as consequências da Golden Week no comércio exterior. Acontecendo em um dos maiores mercados do mundo, a …