No comércio exterior existem diversos tipos de operações, desde as mais simples até as mais complexas. Entre as que podemos considerar simples, mas que não são muito exploradas, está a operação triangular, também conhecida como back-to-back.
Apesar de parecer uma operação muito complexa, pois como o nome diz há três partes envolvidas, esse processo é mais simples do que imaginamos. Ademais, a aplicação, além de possibilitar benefícios financeiros e logísticos, facilita na criação de novos mercados.
Você busca expandir seu mercado ou procura uma maneira de trazer benefícios financeiros e estratégicos para a sua empresa? Leia este artigo entenda a definição, quais as principais vantagens e pontos de atenção para iniciar com esse tipo de operação.
O que é Operação Triangular?
A operação triangular consiste basicamente no envolvimento de três empresas, geralmente situadas em países diferentes, cuja venda da mercadoria é realizada por uma das empresas à outra, porém a entrega será feita por uma terceira.
A título de exemplificação, são três envolvidos: a Empresa A (sediada na Alemanha), a Empresa B (sediada no Brasil) e a Empresa C (com sede na China). A empresa A compra da B um produto X, que na realidade é fabricado pela C. Para facilitar toda a logística dessa operação, ao invés de enviar da China para o Brasil e em seguida exportar para a Alemanha, esse envio será realizado diretamente pela empresa C à empresa A.
Assim, uma exportação triangular é aquela na qual a mercadoria não necessariamente adentra o mercado – nesse caso o nacional, para que então seja realizada exportação direta. Será necessário apenas realizar as operações cambiais.
Para deixar mais claro, a operação triangular nada mais é do que a venda e revenda simultâneas de mercadoria entre três empresas, localizadas em países diferentes.
Ainda está complicado para entender?
Vamos a mais um exemplo, então. O exportador compra determinado produto por um preço X no exterior para fins de revenda e revende para um importador em outro país por um valor XY. O envio da mercadoria acontece diretamente do fornecedor para o importador (comprador final), sem a nacionalização do produto no país do exportador. Assim, o lucro da operação é obtido a partir do valor da revenda.
Quais as vantagens da operação triangular?
Primeiramente, a mais clara de todas é a vantagem logística. Além disso, traz agilidade e eficiência na operação, já que a entrega é realizada diretamente a partir do produtor, o que reduz também o tempo de envio. Há também a redução de custos logísticos, já que não são necessários dois envios, apenas um direto.
Há que se falar também da redução de custos gerais. Isso pela diminuição da carga tributária e todos os custos logísticos e portuários que estariam relacionados se então fosse necessária a nacionalização da mercadoria antes da venda.
Em terceiro lugar está a inegável redução de burocracias. Considerando que a mercadoria não adentrou o mercado nacional, não é necessário a emissão de documentos como licenças e declarações aduaneiras de importação ou exportação.
O que é preciso para realizar uma operação triangular?
Já sabemos, enfim, o que é uma operação triangular e quais suas principais vantagens. Vejamos, portanto, quais os três passos envolvidos e como ter uma operação triangular bem sucedida. São eles:
- Encontrar um fornecedor;
- Buscar compradores;
- Realizar a venda.
Em resumo, esses são os três primeiros passos para iniciar uma triangulação. Após a venda, a Proforma Invoice deve ser emitida ao Importador para dar início à produção e preparação para envio. Fabricado o produto, o exportador irá enviar ao importador os documentos de exportação em nome da empresa que está realizando a venda – já considerando o preço final da venda.
Com Invoice, Packing List e o Conhecimento de Transporte em mãos o importador já consegue realizar o desembaraço da mercadoria importada.
3 Dicas para garantir o sucesso de uma operação triangular
Apesar de toda a simplicidade, em contrapartida existem pontos que demandam atenção ao realizar uma operação como essa.
1. Encontre um bom fornecedor
Primordialmente, é necessário encontrar um bom fornecedor.
Apesar de ser a redução de custos o foco, a qualidade do produto e o tempo de entrega não podem ser ignorados. Afinal, quem está realizando a venda é a sua empresa. Caso o fornecedor não cumpra com o prazo de entrega ou qualidade do produto combinados, é o seu nome que está em risco.
Ao buscar um novo fornecedor, de antemão sempre negocie com ele todos os pontos relacionados à entrega. Seja com relação a prazos, comunicação, deadlines e qualidade do produto para que dessa forma, quando realizada a venda, todos os pontos acordados possam ser acompanhados e cobrados, se necessário. Uma dica extra: se possível, procure ver o produto pessoalmente, para garantir a sua qualidade.
Fazer a prospecção de clientes e encontrar um comprador também não será uma tarefa fácil, mas além de encontrar um cliente é muito importante mantê-lo. Isso porque depois da venda é necessário realizar todo o acompanhamento da entrega e dar toda a assistência do pós-venda. Essas são medidas que garantem a fidelização e satisfação do cliente em relação às condições de envio e do produto final.
2. Tenha certeza da sua margem de lucro
Ao mesmo tempo que a busca por um bom preço de compra do produto é um ponto de atenção, é preciso se atentar ao preço de venda que será realizado. Principalmente o preço aplicado na Invoice – para garantir a lucratividade da operação este deve sempre ser maior do que o preço de compra.
3. Mantenha os documentos do embarque arquivados
Além de manter o controle e a organização em uma operação triangular, é recomendável que a empresa mantenha salvo, por no mínimo cinco anos, documentos importantes como:
- SWIFT bancário;
- contrato de compra e venda;
- Conhecimento de Embarque; e
- Fatura Proforma.
Atualmente, no Brasil não existe um órgão regulamentador ou até mesmo uma tributação específica para esse tipo de operação. Mas não se preocupe, pois é uma operação legal, autorizada e reconhecida pelo Banco Central, já que o principal aspecto são as duas transações cambiais realizadas.
Em resumo, apesar de ser uma operação ainda não muito explorada por empresas brasileiras, a operação triangular é uma ótima opção. Seja para as empresas que desejam iniciar no mundo no comércio exterior e explorar novos mercados ou aquelas que já atuam no ramo, mas desejam expandir suas vendas.
Esclareça todas as suas dúvidas sobre operação triangular com a AIN
Ficou interessado ou gostaria de saber mais sobre esse tipo de operação, mas ainda não sabe por onde começar?
Nós da AIN Global somos especialistas no comércio exterior e por isso podemos lhe auxiliar a dar início nessa jornada. Fique à vontade para tirar todas as suas dúvidas com nosso time de especialistas. Talvez a sua empresa já esteja apta para iniciar nessa operação, ou mesmo possam existir outros tipos de operação que melhor se encaixem nos seus objetivos.
O mundo do comércio exterior possui diversas oportunidades, precisamos aprender a explorar e principalmente buscar por pessoas e conexões que possam nos auxiliar a desbravar o caminho. Vamos juntos!