Operação Triangular: o que é?

No comércio exterior existem diversos tipos de operações, desde as mais simples até as mais complexas. Entre as que podemos considerar simples, mas que não são muito exploradas, está a operação triangular, também conhecida como back-to-back.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/digital-world-map-hologram-blue-background_1198401.htm#query=com%C3%A9rcio%20exterior&position=16&from_view=search&track=sph

Apesar de parecer uma operação muito complexa, pois como o nome diz há três partes envolvidas, esse processo é mais simples do que imaginamos. Ademais, a aplicação, além de possibilitar benefícios financeiros e logísticos, facilita na criação de novos mercados.

Você busca expandir seu mercado ou procura uma maneira de trazer benefícios financeiros e estratégicos para a sua empresa? Leia este artigo entenda a definição, quais as principais vantagens e pontos de atenção para iniciar com esse tipo de operação.

O que é Operação Triangular?

A operação triangular consiste basicamente no envolvimento de três empresas, geralmente situadas em países diferentes, cuja venda da mercadoria é realizada por uma das empresas à outra, porém a entrega será feita por uma terceira.

A título de exemplificação, são três envolvidos: a Empresa A (sediada na Alemanha), a Empresa B (sediada no Brasil) e a Empresa C (com sede na China). A empresa A compra da B um produto X, que na realidade é fabricado pela C. Para facilitar toda a logística dessa operação, ao invés de enviar da China para o Brasil e em seguida exportar para a Alemanha, esse envio será realizado diretamente pela empresa C à empresa A.

Assim, uma exportação triangular é aquela na qual a mercadoria não necessariamente adentra o mercado – nesse caso o nacional, para que então seja realizada exportação direta. Será necessário apenas realizar as operações cambiais.

Para deixar mais claro, a operação triangular nada mais é do que a venda e revenda simultâneas de mercadoria entre três empresas, localizadas em países diferentes.

Ainda está complicado para entender?

Vamos a mais um exemplo, então. O exportador compra determinado produto por um preço X no exterior para fins de revenda e revende para um importador em outro país por um valor XY. O envio da mercadoria acontece diretamente do fornecedor para o importador (comprador final), sem a nacionalização do produto no país do exportador. Assim, o lucro da operação é obtido a partir do valor da revenda.

Quais as vantagens da operação triangular?

Primeiramente, a mais clara de todas é a vantagem logística. Além disso, traz agilidade e eficiência na operação, já que a entrega é realizada diretamente a partir do produtor, o que reduz também o tempo de envio. Há também a redução de custos logísticos, já que não são necessários dois envios, apenas um direto.

Há que se falar também da redução de custos gerais. Isso pela diminuição da carga tributária e todos os custos logísticos e portuários que estariam relacionados se então fosse necessária a nacionalização da mercadoria antes da venda.

Em terceiro lugar está a inegável redução de burocracias. Considerando que a mercadoria não adentrou o mercado nacional, não é necessário a emissão de documentos como licenças e declarações aduaneiras de importação ou exportação.

O que é preciso para realizar uma operação triangular?

Já sabemos, enfim, o que é uma operação triangular e quais suas principais vantagens. Vejamos, portanto, quais os três passos envolvidos e como ter uma operação triangular bem sucedida. São eles:

  1. Encontrar um fornecedor;
  2. Buscar compradores;
  3. Realizar a venda.
Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/managers-visiting-storage-center-discussing-about-distribution-goals-year_11451225.htm#query=fornecedor&position=0&from_view=search&track=sph

Em resumo, esses são os três primeiros passos para iniciar uma triangulação. Após a venda, a Proforma Invoice deve ser emitida ao Importador para dar início à produção e preparação para envio. Fabricado o produto, o exportador irá enviar ao importador os documentos de exportação em nome da empresa que está realizando a venda – já considerando o preço final da venda.

Com Invoice, Packing List e o Conhecimento de Transporte em mãos o importador já consegue realizar o desembaraço da mercadoria importada.

3 Dicas para garantir o sucesso de uma operação triangular

Apesar de toda a simplicidade, em contrapartida existem pontos que demandam atenção ao realizar uma operação como essa.

1. Encontre um bom fornecedor

Primordialmente, é necessário encontrar um bom fornecedor.

Apesar de ser a redução de custos o foco, a qualidade do produto e o tempo de entrega não podem ser ignorados. Afinal, quem está realizando a venda é a sua empresa. Caso o fornecedor não cumpra com o prazo de entrega ou qualidade do produto combinados, é o seu nome que está em risco.

Ao buscar um novo fornecedor, de antemão sempre negocie com ele todos os pontos relacionados à entrega. Seja com relação a prazos, comunicação, deadlines e qualidade do produto para que dessa forma, quando realizada a venda, todos os pontos acordados possam ser acompanhados e cobrados, se necessário. Uma dica extra: se possível, procure ver o produto pessoalmente, para garantir a sua qualidade.

Fazer a prospecção de clientes e encontrar um comprador também não será uma tarefa fácil, mas além de encontrar um cliente é muito importante mantê-lo. Isso porque depois da venda é necessário realizar todo o acompanhamento da entrega e dar toda a assistência do pós-venda. Essas são medidas que garantem a fidelização e satisfação do cliente em relação às condições de envio e do produto final.

2. Tenha certeza da sua margem de lucro

Ao mesmo tempo que a busca por um bom preço de compra do produto é um ponto de atenção, é preciso se atentar ao preço de venda que será realizado. Principalmente o preço aplicado na Invoice – para garantir a lucratividade da operação este deve sempre ser maior do que o preço de compra.

3. Mantenha os documentos do embarque arquivados

Além de manter o controle e a organização em uma operação triangular, é recomendável que a empresa mantenha salvo, por no mínimo cinco anos, documentos importantes como:

  • SWIFT bancário;
  • contrato de compra e venda;
  • Conhecimento de Embarque; e
  • Fatura Proforma.

Atualmente, no Brasil não existe um órgão regulamentador ou até mesmo uma tributação específica para esse tipo de operação. Mas não se preocupe, pois é uma operação legal, autorizada e reconhecida pelo Banco Central, já que o principal aspecto são as duas transações cambiais realizadas.

Fonte: https://www.freepik.com/free-photo/business-people-signing-contract_6766145.htm#query=documentos&position=8&from_view=search&track=sph

Em resumo, apesar de ser uma operação ainda não muito explorada por empresas brasileiras, a operação triangular é uma ótima opção. Seja para as empresas que desejam iniciar no mundo no comércio exterior e explorar novos mercados ou aquelas que já atuam no ramo, mas desejam expandir suas vendas.

Esclareça todas as suas dúvidas sobre operação triangular com a AIN

Ficou interessado ou gostaria de saber mais sobre esse tipo de operação, mas ainda não sabe por onde começar?

Nós da AIN Global somos especialistas no comércio exterior e por isso podemos lhe auxiliar a dar início nessa jornada. Fique à vontade para tirar todas as suas dúvidas com nosso time de especialistas. Talvez a sua empresa já esteja apta para iniciar nessa operação, ou mesmo possam existir outros tipos de operação que melhor se encaixem nos seus objetivos.

O mundo do comércio exterior possui diversas oportunidades, precisamos aprender a explorar e principalmente buscar por pessoas e conexões que possam nos auxiliar a desbravar o caminho. Vamos juntos!

Compartilhe

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Twitter

Outros artigos

O país Hermano não só produz vinhos de qualidade inigualável. Importar queijo da Argentina é muito vantajoso para os brasileiros pela variedade …

Commercial Invoice e Proforma Invoice são dois documentos frequentemente utilizados nastransações internacionais de mercadorias. Mas você sabe exatamente para que eles servem?De …

Se você possui uma empresa de importação no Brasil, e ainda não ouviu falar da Canton Fair, esse é o momento de …

Muita gente pode não entender as consequências da Golden Week no comércio exterior. Acontecendo em um dos maiores mercados do mundo, a …